Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.
Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP).
Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar sobre os procedimentos para a importação de arquivos XMLs relativos aos eventos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST): S-2210: Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT, S-2220: Monitoramento da Saúde do Trabalhador e S-2240:Condições Ambientais do Trabalho - Agentes Nocivos, quando gerados por empresas terceiras responsáveis pela administração e gestão da Saúde e Segurança do Trabalho.
Informações Adicionais: O envio das informações ao eSocial é de responsabilidade da própria empresa (contribuinte), porém podem existir acordos onde as informações que devem compor os eventos são alimentadas pela clínica, profissional/empresa que faz a administração da Saúde e Segurança do Trabalho e o envio feito pelo próprio contribuinte ou escritório contábil, desde que possua a procuração eletrônica e um certificado digital.
Nesta situação, a empresa/consultoria que faz a gestão dos dados gera os eventos em formato XML conforme layout oficial e envia o(s) arquivo(s) para o contribuinte ou escritório contábil para que seja realizada apenas a transmissão para a base da SERPRO.
1- Acesse Social > Folha de Pagamento > Manutenção de Arquivos Funcionais > SST – Condições Ambientais de Trabalho > eSocial > Importar XML - Eventos SST
Ao acessar rotina SST - Condições Ambientais de Trabalho é necessário informar a empresa correspondente ao(s) arquivo(s) a ser(em) importado(s).
Ao selecionar a opção "Importar XML - Eventos SST" serão habilitadas as opções: Adicionar , Excluir e Transmitir.
Para selecionar arquivo(s) XML para importação, clique no botão "Adicionar". Neste momento será aberta a tela para seleção do(s) arquivo(s).
Nota: Só serão apresentados para seleção os arquivos que possuem formato XML.
Após seleção, o(s) arquivo(s) passará(ão) por uma pré-validação de estrutura. Neste momento também são confrontados os dados que identificam a empresa, o trabalhador ou sócio, com o conteúdo dos cadastros do Sistema Prosoft. Apenas arquivos que correspondam aos eventos SST serão apresentados no grid.
Ao concluir a pré-validação, o(s) arquivo(s) será(ão) apresentado(s) no grid diferenciado(s) por status:
Válido: o arquivo importado possui estrutura compatível com o layout oficial e, o trabalhador ou sócio a qual pertencem as informações do XML foi identificado na base de dados do sistema Prosoft. Somente o(s) arquivo(s) que está(ão) com o status válido poderá(ão) ser transmitido(s) ;
Inconsistente: o arquivo importado possui estrutura compatível com o layout oficial entretanto, para o CPF constante no arquivo XML existe mais de um registro/cadastro no sistema Prosoft e o vínculo não possui número de matrícula. Nesta situação, ao clicar duplamente sobre a linha do arquivo será possível associar o código de cadastro correspondente ao conteúdo do XML.
Quando houver matrícula informada no arquivo XML que está sendo importado e também no cadastro de funcionário ou sócio, o sistema fará a associação automaticamente;
Inválido: esse status pode ser apresentado quando:
Quando o arquivo apresenta status inválido, não é possível realizar a transmissão do evento. Neste caso é necessário realizar os ajustes no arquivo XML e fazer uma nova importação.
A opção excluir remove do grid os arquivos selecionados.
Clicando no checkbox localizado na linha dos títulos é possível selecionar todos os arquivos e realizar a exclusão em lote.
Após seleção, clicando no botão "Excluir" será apresentada uma mensagem solicitando a confirmação da exclusão.
Com o(s) arquivo(s) carregado(s) no grid ao dar um clique duplo sobre ele será apresentada uma tela secundária com detalhes do arquivo.
Serão exibidos dados de identificação da empresa, do trabalhador ou sócio, do evento e também, o conteúdo do arquivo XML:
Na tela "Detalhes do Evento" também é exibido o status do arquivo e sendo um arquivo que não esteja válido, no campo "Ocorrência" será apresentado o motivo do arquivo não estar válido:
Se o status for "Inválido" em razão do arquivo não estar em conformidade com o layout padrão eSocial, também é descrito no campo "Ocorrência" o retorno do validador do schema indicando o campo que está incompatível:
Para o arquivo com status "Inconsistente" é preciso indicar o trabalhador ou sócio correspondente ao conteúdo do arquivo XML. Após associar o vínculo, clique no botão "Salvar", deste modo o arquivo passará para o status "Válido" possibilitando a transmissão:
O(s) arquivos do grid com status "Válido" será(ão) enviado(s) para a fila de transmissão e posterior envio à SERPRO quando acionado o botão "Transmitir":
Após clicar em transmitir será apresentada uma mensagem informando que o(s) evento(s) foi(ram) enviado(s) para a fila de transmissão e alertando sobre as possíveis situações em que o(s) evento(s) não poderá(ão) ser transmitido(s).
Ao confirmar a mensagem, o(s) evento(s) que está(ã) sem impedimento(s) será(ã)o armazenado(s) e entrará(ão) no fluxo de transmissão de eventos:
O(s) evento(s) não transmitidos permanecerá(ão) no grid. Essa situação poderá ocorrer quando:
2- Acesse Parâmetros Gerais> Sped eSocial > Monitoramento
O(s) evento(s) transmitido(s) através de importação ficará(ão) no painel de monitoramento e poderá(ão) ser consultado(s) e/ou excluído(s) assim como o(s) evento(s) gerado(s) pelo sistema.
Do mesmo modo, quando utilizada a opção centralizada, após acionar a transmissão o(s) evento(s) ficará(ão) parado(s) no Painel de Monitoramento com status 14 aguardando o envio:
Ao consultar os detalhes do evento no Painel de Monitoramento, o(s) evento(s) que foi(ram) importado(s) será(ão) identificado(s) no campo "Observações":
Importante