Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

*Dica de Pesquisa: Para uma busca mais assertiva adicione a palavra/frase entre aspas ""
Exemplo: "evento S1200"

FP2774-SST - Importação dos arquivos XML: Eventos S-2210, S-2220 e S-2240

Seguir

Sumário

Sistema:  Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP).

Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar sobre os procedimentos para a importação de arquivos XMLs relativos aos eventos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST): S-2210: Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT, S-2220: Monitoramento da Saúde do Trabalhador e S-2240:Condições Ambientais do Trabalho - Agentes Nocivos, quando gerados por empresas terceiras responsáveis pela  administração e gestão da Saúde e Segurança do Trabalho.

Informações Adicionais:  O envio das informações ao eSocial é de responsabilidade da própria empresa (contribuinte),  porém podem existir acordos onde as informações que devem compor os eventos são alimentadas pela clínica, profissional/empresa que faz a administração da Saúde e Segurança do Trabalho e o envio feito pelo próprio contribuinte ou escritório contábil, desde que possua a procuração eletrônica e um certificado digital.

Nesta situação, a empresa/consultoria que faz a gestão dos dados gera os eventos em formato XML conforme layout oficial e envia o(s) arquivo(s) para o contribuinte ou escritório contábil para que seja realizada apenas a transmissão para a base da SERPRO.

Resolução

1- Acesse Social > Folha de Pagamento > Manutenção de Arquivos Funcionais > SST – Condições Ambientais de Trabalho > eSocial > Importar XML - Eventos SST

Ao acessar rotina SST - Condições Ambientais de Trabalho é necessário informar a empresa correspondente ao(s) arquivo(s) a ser(em) importado(s).

Ao selecionar a opção "Importar XML - Eventos SST" serão habilitadas as opções: Adicionar , Excluir e Transmitir.

mceclip2.png

 

Adicionar

Para selecionar arquivo(s) XML para importação, clique no botão "Adicionar". Neste momento será aberta a tela para seleção do(s) arquivo(s).

Nota: Só serão apresentados para seleção os arquivos que possuem formato XML.

mceclip3.png

 

Após seleção, o(s) arquivo(s) passará(ão) por uma pré-validação de estrutura. Neste momento também são confrontados os dados que identificam a empresa, o trabalhador ou sócio, com o conteúdo dos cadastros do Sistema Prosoft. Apenas arquivos que correspondam aos eventos SST serão apresentados no grid.

Ao concluir a pré-validação, o(s) arquivo(s) será(ão) apresentado(s) no grid diferenciado(s) por status:

mceclip0.png

 

mceclip0.png Válido: o arquivo importado possui estrutura compatível com o layout oficial e, o trabalhador ou sócio a qual pertencem as informações do XML foi identificado na base de dados do sistema Prosoft. Somente o(s) arquivo(s) que está(ão) com o status válido poderá(ão) ser transmitido(s) ;

 

mceclip1.png Inconsistente: o arquivo importado possui estrutura compatível com o layout oficial entretanto, para o CPF constante no arquivo XML existe mais de um registro/cadastro no sistema Prosoft e o vínculo não possui número de matrícula. Nesta situação, ao clicar duplamente sobre a linha do arquivo será possível associar o código de cadastro correspondente ao conteúdo do XML.

Quando houver matrícula informada no arquivo XML que está sendo importado e também no cadastro de funcionário ou sócio, o sistema fará a associação automaticamente;

 

mceclip2.png Inválido: esse status pode ser apresentado quando:

  •  o arquivo XML importado não corresponde ao layout oficial eSocial (schema) definido pela  SERPRO;
  • a inscrição o empregador (CNPJ/CPF)  não corresponde a empresa selecionada;
  • o CPF do vínculo (funcionário ou sócio) é inexistente na base de dados da empresa selecionada.

Quando o arquivo apresenta status inválido, não é possível realizar a transmissão do evento. Neste caso é necessário realizar os ajustes no arquivo XML e fazer uma nova importação.

 

Excluir

A opção excluir remove do grid os arquivos selecionados.

Clicando no checkbox localizado na linha dos títulos é possível selecionar todos os arquivos e realizar a exclusão em lote.

Após seleção, clicando no botão "Excluir" será apresentada uma mensagem solicitando a confirmação da exclusão.

mceclip4.png

 

Com o(s) arquivo(s) carregado(s) no grid ao dar um clique duplo sobre ele será apresentada uma tela secundária com detalhes do arquivo. 

Serão exibidos dados de identificação da empresa, do trabalhador ou sócio, do evento e também, o conteúdo do arquivo XML:

mceclip1.png

 

Na tela "Detalhes do Evento" também é exibido o status do arquivo e sendo um arquivo que não esteja válido, no campo "Ocorrência" será apresentado o motivo do arquivo não estar válido:

mceclip5.png

 

Se o status for "Inválido" em razão do arquivo não estar em conformidade com o layout padrão eSocial, também é descrito no campo "Ocorrência" o retorno do validador do schema indicando o campo que está incompatível:

mceclip4.png

 

Para o arquivo com status "Inconsistente" é preciso indicar o trabalhador ou sócio correspondente ao conteúdo do arquivo XML. Após associar o vínculo, clique no botão "Salvar", deste modo o arquivo passará para o status "Válido" possibilitando a transmissão:

mceclip6.png

 

Transmitir

O(s) arquivos do grid com status "Válido" será(ão) enviado(s) para a fila de transmissão e posterior envio à SERPRO quando acionado o botão "Transmitir":

mceclip7.png

 

Após clicar em transmitir será apresentada uma mensagem informando que o(s) evento(s) foi(ram) enviado(s) para a  fila de transmissão e alertando sobre as possíveis situações em que  o(s) evento(s) não poderá(ão) ser transmitido(s).

Ao confirmar a mensagem, o(s) evento(s) que está(ã) sem impedimento(s) será(ã)o armazenado(s)  e entrará(ão) no fluxo de transmissão de eventos:

mceclip8.png

 

O(s) evento(s) não transmitidos permanecerá(ão) no grid. Essa situação poderá ocorrer quando:

  • O arquivo está com status inválido ou inconsistente;
  • Existe evento enviado anteriormente e que está em processo de transmissão ou aguardando aprovação para ser enviado (consulte o painel de monitoramento);
  • O eSocial não está ativo (para verificar acesse no GAP a opção Configurações / Dados do Proprietário) ;
  • O trabalhador correspondente ao conteúdo do arquivo XML não foi informado ao eSocial, ou seja, não existe para ele um dos eventos S-2190, S-2200 ou S-2300;
  • O arquivo XML possui o mesmo identificador de um arquivo já transmitido, neste caso consulte o painel de monitoramento e se o evento enviado com o mesmo identificador foi rejeitado, exclua este evento do monitoramento e realize nova transmissão do evento importado. Se o evento que possuir o mesmo identificador estiver aceito na SERPRO, é preciso que o responsável pela geração do XML que foi importado (empresa que faz a gestão do SST) envie um novo arquivo com um identificador não existente;
  • A empresa não está com a fase "5-Eventos SST" ativa no eSocial (consulte essa informação no Gerenciador/Configurações/Empresa - opção períodos vigentes).

 

2- Acesse Parâmetros Gerais> Sped eSocial > Monitoramento

O(s) evento(s) transmitido(s) através de importação ficará(ão) no painel de monitoramento e poderá(ão) ser consultado(s) e/ou excluído(s) assim como o(s) evento(s) gerado(s) pelo sistema.

Do mesmo modo, quando utilizada a opção centralizada, após acionar a transmissão o(s) evento(s) ficará(ão) parado(s) no Painel de Monitoramento com status 14 aguardando o envio:

mceclip9.png

Ao consultar os detalhes do evento no Painel de Monitoramento, o(s) evento(s) que foi(ram) importado(s) será(ão) identificado(s) no campo "Observações": 

mceclip11.png

 

Importante

  • Se selecionado um arquivo XML que não corresponda a um evento relativo a Saúde e Segurança do Trabalho (S-2210; S-2220 e S-2240), não será apresentado no grid;
  • Serão importados somente arquivos em formato XML;
  • Não serão importados arquivos criptografados;
  • Cada arquivo deve conter dados de apenas um trabalhador. Não serão importados arquivos cujo conteúdo contenha informações de mais de um trabalhador (lote de informações);
  • A estrutura (schema) do arquivo deve estar de acordo com a definida no layout oficial do eSocial. Havendo desacordo com o layout oficial o arquivo deverá ser ajustado para que seja possível a importação;
  • Não será possível alterar o conteúdo de um evento importado;
  • O conteúdo/informações constantes no XML serão validadas pela SERPRO após transmissão do evento;
  • Cada arquivo possui uma identificação única (id), deste modo se o arquivo importado  já foi transmitido não poderá ser importado novamente.
Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 0 de 0

Comentários