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E1651-Conemp-Geração do arquivo de integração contábil Proconemp x Procontábil Gold

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Sumário

Sistema:  Conemp

Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário os procedimentos para geração do arquivo de integração contábil do Conemp para o Contábil Gold tais como parametrizações nas rotinas cadastro de contas e operações, cadastro de contas bancárias, cadastro de clientes entre outras.

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

1 - Parâmetros e Configurações
Para geração de lançamentos Contábeis, é muito importante fixar o Código Contábil presente no Plano de Contas Prosoft nas seguintes rotinas:

2 - Cadastro de Contas e Operações
Cadastro > Tabelas de Contas Operação

As contas e operações são utilizadas, nas Rotinas Financeiras ( Contas a Pagar, Receber e Conta Corrente), Relatórios, Balancetes entre outros e também complementas módulos  de Compras e Vendas.
Durante o Cadastro das Contas e Operações no sistema, é muito importante seguir uma Base para o Cadastro das Contas respeitando exemplo abaixo: 
Exemplo:    010000 – Despesas
                      010100 – Prédio
                                   010101 – Aluguel
                                   010102 – Energia Elétrica
                                   010103 – Água
                      010200 – Funcionários
                                   010201 – Vale

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01:Definir o Código da Conta Operação (06 Dígitos)
02:Informar o Código Classificador do Prosoft (Plano de Contas – Prosoft)
03:Informar a Descrição da Conta Operação.
04:Informar se a Conta Operação permite Lançamento (Sim ou Não)
05:Informar se a Conta Operação permite Centro de Custo (Sim ou Não)
06:Selecionar Centro de Custos para Conta Operação se houver.
  Quando fixado o Centro de Custos a Contas de Operações no sistema, todo movimento Financeiro realizado utilizando determinada Conta irá levar automaticamente o Centro de Custo Fixado para o lançamento (Contas a Pagar ou Receber), onde o operador poderá alterar o percentual (%) de cada Centro de Custo ou Fixar um percentual (%) Padrão ao Centro de Custos vinculados a Conta de Operação durante a Inclusão ou Alteração do Título.
07: Definir se a conta será exibida no Relatório de Balancete. Na tela inicial, clique no menu FINANCEIRO e depois na opção BALANCETE.
08: Código do Contábil da Conta de Receita ou Despesa Preencher c/ 5 Dígitos (Verificar Plano de Contas Prosoft).

09: Definir se a Conta irá gerar Lançamentos de Provisão para Contabilidade.
10: Definir Histórico Padrão para Conta. (Quando selecionada a Conta Operação durante a digitação de um lançamento a Pagar ou Receber, o sistema irá trazer o Histórico conforme fixado no Cadastro da Conta).

11: Campo exporta Terceiros - Quando selecionado este parâmetro durante a digitação de Lançamentos Contábeis  o operador poderá definir se o sistema  irá gerar informações dos Clientes e Fornecedores chamados de Terceiros.
12: Campo exporta Centro de Custo – Durante a geração dos Lançamentos Contábeis, este parâmetro define se o sistema irá gerar lançamentos com Centro de Custo para a conta selecionada.

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Exemplo: em Contas a Receber, esta o Histórico fixado no Cadastro da Conta.

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3 - Cadastro de Clientes

Cadastro > Cadastro de Clientes (F2)

Informe nos campos abaixo:

C. Contábil: Informar Código Contábil quando realizar geração de lançamentos para contabilidade em modo Analítico. Código Contábil diferente entre clientes.
Conta–Operação: Quando vinculada a Conta Operação no Cadastro de Clientes, o sistema irá respeitar esta Conta para inclusão de lançamentos a receber. Quando selecionar o cliente a Conta será selecionada automaticamente.

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4 - Cadastro de Fornecedores
Cadastro > Cadastro de Fornecedores (F3)

Informe nos campos abaixo:
Balancete: Quando vinculada a Conta Operação no Cadastro de Fornecedores, o sistema irá respeitar esta Conta para inclusão de Lançamentos a Pagar. Quando selecionar o Fornecedor a Conta será selecionada automaticamente.
C. Contábil: Informar Código Contábil quando realizar geração de lançamentos para Contabilidade em modo Analítico. Código Contábil diferente entre Fornecedores.

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5 -  Cadastro de Contas Bancárias
Cadastro > Cadastro de Contas Bancárias

Informe nos campos abaixo:

Exporta Lançamentos: Parâmetro para definir se durante a Geração dos Lançamentos Contábeis o sistema irá gerar lançamentos da rotina Movimentação de Conta para Contabilidade (Informar o Código da Conta Contábil Cadastrada).
Exporta Terceiros: Exportar informações de Clientes e Fornecedores vinculados a Movimentação de Conta Corrente (Informar o Código de Terceiro).
Exportar Centro- de- Custo: Gerar Lançamentos levando Centro de Custo para Contabilidade (Informar o Código de C/ Custo).

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6 - Cadastro da Tabela de Centro de Custos
Financeiro > Tabela de Centro de Custos

01: Código de Centro de Custo.
02: Descrição do Centro de Custo.
03: Código do Centro de Custo.

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7 -  Cadastro de Empresas Usuárias/ Definições
Configurações do Sistema > Cadastro das Empresa Usuárias

Acesse a aba Financeiro e defina a Máscara para utilização do Centro de Custos no campo Másc. Centro de Custo.

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8 - Configurando Contas Sintéticas para Exportação 

Configurações do Sistema > Cadastro das Empresa Usuárias


Acessa a aba Integrações e informe os campos abaixo:

Cta. Fornecedor: Código Contábil – Lançamento Sintético Fornecedores.
Juros Pagos/ Multas Pagas/ Desc. Obtidos: Código Contábil – Despesas Financeiras ( Sintético).
Cta. Clientes: Código – Lançamento Sintético Clientes.
Juros Receb./ Multas/ Desc. Conced: Código Contábil  - Receitas Financeiras (Sintético).
 Nesta tabela o operador poderá fixar contas sintéticas para as Receitas/ Despesas relacionadas acima ou também fixar uma Conta Sintética para Clientes e Fornecedores.

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9 -Processo:

10 - Geração de Lançamentos Contábeis
 Financeiro > Integração Contábil–FCH/CPR

 
Neste estágio o usuário poderá selecionar o layout desejado para geração dos lançamentos Contábeis, selecionar o Período desejado, e também os lançamentos desejados.
 Quando existir nos lançamentos Multas, Juros, Descontos Concedidos e Obtidos será necessário informar Código Contábil, para que o sistema não aponte inconsistências durante a geração do processo. 

 Informe o Período desejado para a exportação.

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Informe o Código da Empresa (Contador).

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Selecione se deseja gerar um Arquivo texto de Integração Contábil ou se deseja realizar uma Integração direta com o Prosoft Gold.

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Informe caminho para geração do arquivo de Lançamentos e arquivo de Terceiros nos campos Arquivo de Lançamentos Arquivo de Terceiros.
Observação: o arquivo de lançamentos deve ter como nomenclatura padrão Ctblctos.txt e o arquivo de terceiros a nomenclatura Terceiros.txt. Podendo ser salvos no local que o usuário desejar.

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No campo Gerar lançamentos digitados sem identificação caso desejar marque a opção.

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No campo Exportar Terceiros selecionar caso desejar exportar arquivo de Terceiros.

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Selecione no campo Modo de Lançamento Contábil selecine Modo 1 ou Modo 2.

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Quando habilitada a opção Filtrar por Centro de Custo , é possível filtrar os lançamentos que serão exportados por centro de custo.

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Selecione as informações que devem compor o seu arquivo:
           - Provisão com base nos títulos: Geração de Provisões Contas á Receber / Pagar.
           - Provisão com base nas Vendas: Geração de Provisões referentes somente a vendas.
           - Provisão com base no Compras: Geração de Provisões referentes somente a compras.
           - Baixas: Geração das Baixas á Receber / á Pagar.
           - Adiantamento: Geração dos adiantamentos .
           - Retenções: Geração das Retenções referentes ao Contas á Pagar.
           - Bancos e Caixa: Geração de Lançamentos sem origem no Contas á Pagar/ Receber.

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No campo Contas Contábeis – Títulos a Receber informe o  Código Contábil, das Contas, para geração de Multas, Juros e Descontos Concedidos. Código Contábil Clientes (Conta Sintética) e Adiantamento.

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No campo Contas Contábeis – Títulos a Pagar informe o  Código Contábil, das Contas, para geração de Multas, Juros e Descontos Concedidos. Código Contábil Fornecedores (Conta Sintética) e Adiantamento.

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 No campo Históricos selecione se desejar o opção Utilizar o Histórico do Título quando houver.

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Para visualizar os lançamentos clique na opção [Prepara Lançamentos].

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Após executados os procedimentos anteriores, será realizado o processamento de todos os Lançamentos e os títulos aparecerão separados por: Contas à Receber/ Contas à Pagar/ Conta - Corrente/ Terceiros/ Provisões/ Baixas/ Adiantamento à Fornecedores/ Retenções.

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Informações Importantes:

Os títulos estarão separados pelos status a seguir:

Status Verde: Lançamento está com estrutura correta para ser exportado. 

Status Vermelho: Lançamento está com alguma informação incorreta. 

Para verificar o que está incorreto, de um duplo-clique sobre o lançamento e assim aparecerão os detalhes do Lançamento Contábil e a informação que precisa ser corrigida.

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Status Amarelo: Lançamento já exportado anteriormente.

Após verificado se todos lançamentos estão corretos clique no botão [Gerar Lançamentos] e confirme a geração.

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Verifique no caminho de gravação que os arquivos estarão salvos para Integração para ser importado no Contábil Gold.

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Após concluído os procedimentos acima citados, será possível gerar os arquivos de Integração do Conemp com o Contábil.

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