Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

C1370-SPED ECD: Registro J150-Como configurar DRE-Demonstração de Resultado do Exercício

Seguir

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP).

Contexto: Este artigo contém as instruções a respeito da inclusão da Demonstração do Resultado do Exercício (Registro J150) no arquivo de texto SPED ECD.

Informações Adicionais: Não se aplica.

 

Resolução

O registro J150 do SPED ECD é responsável por detalhar as contas e valores correspondentes à Demonstração do Resultado do Exercício, de acordo com o período da escrituração.

Devido ao grande número de especificidades das DRE´s elaboradas pelas empresas e com o intuito de abranger toda e qualquer estrutura e quantidade de contas utilizadas; com o mínimo de impacto na geração do J150; o sistema disponibiliza 3 formas de identificação das contas e valores da DRE e consequente geração do registro J150, são elas:

 

1-Gerar conforme o relatório visualizado no sistema (Modelo I ou Modelo II)

Neste formato de geração, a rotina SPED ECD irá gerar o J150 baseado na visualização da DRE através dos Relatórios de Balanço Modelo I ou Modelo II, desconsiderando apenas contas analíticas que gerem duplicidade no validador da receita (PGE).

Desta forma para que o registro J150 seja gerado corretamente, é necessário que a parametrização da tabela de Demonstrações seja realizada de modo a refletir a visualização da DRE nos Relatórios de Balanço com a estrutura e valores consistentes.

As orientações de parametrização da tabela podem ser acessadas através dos links abaixo, de acordo com o modelo utilizado:

- Parametrização DRE Modelo I: C47-Amarração de contas para DRE no Modelo I

- Parametrização DRE Modelo II: C34-Amarração de Contas para Demonstração do Resultado MOD II

Após a parametrização da tabela correspondente é necessário visualizar o Relatório de Balanço Modelo I ou II e conferir se a estrutura e valores demonstrados como resultado da parametrização estão corretos.

Em seguida para que a geração do SPED ECD seja realizada com base nos relatórios modelo I basta selecionar o parâmetro "Gerar Demonstrações Contábeis (Bloco J)". 

 

SPED Contábil (ECD)

1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Guias e Arquivos Magnéticos > SPED > SPED Contábil (ECD)

DRE_modelo_I.jpg

OBS: Os demais parâmetros da área 'Geração da estrutura' não devem ser selecionados. E os demais parâmetros de outras área do Bloco J são opcionais e podem ser selecionados a critério do usuário.

 

Caso a DRE utilizada seja modelo II, além deste parâmetro deve ser selecionado também o parâmetro "Gerar conforme Relatórios de Balanço Mod II".

 

SPED Contábil (ECD)

2- Acesse: Contábil > Contabilidade > Guias e Arquivos Magnéticos > SPED > SPED Contábil (ECD)

DRE_modelo_II.jpg

OBS: Os demais parâmetros da área 'Geração da estrutura' não devem ser selecionados. E os demais parâmetros de outras área do Bloco J são opcionais e podem ser selecionados a critério do usuário.

 

2-Gerar conforme modelo Padrão

Neste formato de geração o sistema disponibiliza uma tabela DRE padrão, com uma estrutura enxuta e adequada às normas contábeis, desta forma basta vincular as contas contábeis de resultado do plano de contas à tabela padrão e então a rotina SPED ECD irá gerar o J150 baseado nessa estrutura e devidamente validado pela Receita no PGE.

Esse modelo visa facilitar a entrega dos registros J150 das empresas que, eventualmente. possuam estrutura de DRE invalidada no PGE do SPED ECD, por conta de sua complexidade de contas, grupos e subgrupos, o que inviabiliza/dificulta a realização de ajustes nos seus parâmetros sem comprometer a emissão do relatório DRE que já se apresenta corretamente.

ATENÇÃO: A utilização desta tabela não altera a Demonstração de Resultado do Exercício visualizada nos Relatórios de Balanço Modelo I e II. A tabela DRE padrão é válida apenas para a geração do registro J150 no SPED ECD, desta forma não possui visualização em formato de relatório.

 

Demonstrações DFC/DVA/DRE/DRA

1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Encerramento > Tabelas > Demonstrações DFC/DVA/DRE/DRA

Selecione o tipo de relatório 'DRE-Demonstração de Resultado padrão SPED ECD - J150' e o plano de contas utilizado pela empresa.

Tabela_DRE_tipo.jpg

2- Selecione a conta que deseja parametrizar, ou dê um duplo clique sobre ela, selecione a(s) conta(s) de resultado que contém o valor a ser demonstrado na DRE e clique em adicionar.

Tabela_DRE_incluir_relacionamento.jpg

OBS: Por se tratar de uma estrutura padrão previamente validada no PGE, somente é permitido Editar os títulos das contas; e incluir relacionamentos para contas de categoria analítica.

Após terem sido relacionadas todas as contas de resultado movimentadas pela empresa, basta selecionar os parâmetros "Gerar Demonstrações Contábeis (Bloco J)" e "Gerar conforme modelo Padrão".

Assim o registro J150 será gerado considerando a estrutura padrão e contendo os valores das contas contábeis de resultado que foram relacionadas na tabela.

Gerar_DRE_padr_o.jpg

OBS: Os demais parâmetros da área 'Geração da estrutura' não devem ser selecionados. E os demais parâmetros de outras área do Bloco J são opcionais e podem ser selecionados a critério do usuário.

 

3-Gerar conforme coluna Código Conta Superior

Neste formato de geração, a rotina SPED ECD irá gerar o J150 baseado na estrutura configurada na tabela de Demonstrações Modelo I ou Modelo II (conforme seleção), mas considerando o código aglutinador superior (campo 06 do J150) informado na coluna 'Código Conta Superior' da tabela de Demonstrações.

C_digo_conta_superior.jpg

A coluna 'Código Conta Superior' pode ser preenchida automaticamente pelo sistema e posteriormente editada com os devidos ajustes necessários com base nas inconsistências do PGE.

Para consultar detalhes do funcionamento desta opção acesse a base de conhecimento correspondente: C1207- SPED ECD – Registro J150 – Código Aglutinador superior

Após terem sido ajustadas as contas informadas na coluna 'Código Conta Superior', basta selecionar os parâmetros "Gerar Demonstrações Contábeis (Bloco J)" e "Gerar conforme coluna Código Conta Superior" na geração do SPED Contábil ECD.

Gerar_conf_cod_cta_superior.jpg

OBS: Os demais parâmetros da área 'Geração da estrutura' não devem ser selecionados. E os demais parâmetros de outras área do Bloco J são opcionais e podem ser selecionados a critério do usuário.

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 0 de 0

Comentários