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Exemplo: "evento S1200"

C1400-Integração de ocorrências de ICMS, Substituição Tributária e IPI

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Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Este artigo orienta sobre a geração da integração de ocorrências de ICMS, Substituição Tributária e IPI para contabilidade.

Informações Adicionais: não se aplica.

Resolução

Cadastro de Empresas

1- Acesse: Parâmetros Gerais > Cadastro > Cadastro de Empresas.

2 - Guia Contábil> Informações Gerais: O Plano de Contas deve estar informado devidamente com o seu Início de Vigência e será utilizado para criação dos Códigos de Lançamento de Integração (C.L.I).

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3 - Indicadores: Para a opção "Integração" deve-se habilitar a opção "sim", caso contrário indica que a empresa não efetua nenhum tipo de integração.

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Situações Especiais ICMS

1- Acesse: Fiscal > Tabelas > Situações Especiais ICMS.
2- Cadastre as ocorrências.
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Lançamentos para Integração
1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Integração > Tabelas > Lançamentos para Integração.
Atenção: É através dessa rotina que o usuário irá definir quais os valores devem ser integrados e de que forma os lançamentos contábeis serão compostos. Ao acessar a rotina, a seguinte tela será apresentada.
2- Informe o plano de contas, no campo sistema selecione Livros Fiscais e clique em processar.
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3- Clique no botão NOVO, selecione no campo Rotina de Integração a opção 09- Ocorrências.
4- Busque o código UF/código, informe um número de classificador e uma descrição de sua preferência.
5- Clique no botão de mais (adicionar valor) para ser apresentado a tela de valor de integração do CLI.
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6- Informe a conta débito e conta crédito, centro de custo se houver, Histórico e clique em Salvar.
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7- Clique em salvar.
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8- Crie a CLI para todas as ocorrências.
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Consulta da Apuração
1- Acesse: Fiscal > Apuração > Consulta da Apuração.
2- Informe a empresa.
3- Clique em apuração de ICMSdigitação de ocorrências.
4- Informe o período > clique em consultar > Clique em novo.
5- Cadastre a ocorrência de ICMS.
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6- Clique em apuração de ICMS ST > Digitação de Ocorrências por UF > informe o período > clique em consultar > clique em novo.
7- Digite a ocorrência ICMS ST.
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8- Clique em Apuração de IPI > Digitação de Ocorrências > informe o período > clique com consultar > clique em novo.
9- Digite a ocorrência de IPI.

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Bloqueio – Digitação de Notas
1- Acesse: Fiscal > Rotinas Auxiliares > Bloqueio – Digitação de Notas.
2- Informe a empresa > selecione o mês > clique no bloqueio Mês > clique no disquete para salvar salvar.
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Encerramento do Período
1- Acesse: Fiscal > Rotinas Auxiliares > Encerramento do Período.
2- Encerre o período para ICMS e IPI.
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Módulo Fiscal
1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Integração > Módulo Fiscal.
2- Clique em Parâmetros > informe a empresa > clique na aba impostos.
3- Habilite as opções referente a lançamentos de ocorrências e clique em salvar.
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Observação: Se o campo empresa ficar em branco, os parâmetros serão válidos para todas as empresas que utilizam o mesmo plano de contas.

4- Clique em Gera Integração.

5- Informe o Mês/Ano do movimento.

6- Habilite a opção Gerar Resultado da Integração.

7- Informe a empresa no campo Empresa Inicial e Empresa Final.

8- Habilite as opções ICMS, ICMS-ST e IPI no campo ocorrências.

9- Clique em Gerar Integração.

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Manutenção de Lançamentos de Integração
1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Integração > Manutenção de Lançamentos de Integração.
2- Informe a Empresa .
3- Selecione Livros Fiscais no campo Sistema.
4- Informe o período e clique em Processar.
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