Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

*Dica de Pesquisa: Para uma busca mais assertiva adicione a palavra/frase entre aspas ""
Exemplo: "evento S1200"

C1047-Finalidade da opção transportar resultado do período para o passivo no balancete/balanço

Seguir

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP).

Contexto: Este artigo orienta o cliente a finalidade da opção transportar resultado do período para o passivo no balancete/balanço.

100.png

Informações Adicionais: Não se aplica. 

Resolução

Quanto a emissão do balancete de verificação, seja por qualquer uma das rotinas (relatório do balanço ou balancete de verificação) e também com o período de apuração definido no cadastro de empresas, se ainda não foram gerados os lançamentos de encerramento, deve ser feito sim o transporte do resultado do período para o passivo, quando acionada a opção correspondente, no entanto, o transporte feito no balancete irá funcionar de forma um pouco diferente do balanço, isso porque no balancete essa opção não tem a finalidade de fazer bater o ativo e passivo (como é feito no balanço), mas sim de não apresentar diferença no resumo do mesmo, que normalmente corresponde ao resultado do período anterior.

No campo de Informações adicionais por favor acrescentar a informação abaixo, pois é importante o usuário se atentar.

"A opção de transporte só deverá ser acionada para os períodos Mensal, Trimestral ou Semestral. No caso de períodos aleatórios (Ex.: fevereiro a maio),o transporte não será efetuado corretamente;"

Contas

1- Acesse Contábil > Contabilidade > Encerramento > Tabela > Contas

2- Preencher a Rotina Tabela de Contas, pois essa rotina possui a finalidade de prover ao sistema, os códigos de acesso das contas contábeis que serão utilizadas na geração dos lançamentos de encerramento.

Realizar o preenchimento de acordo com a visualização do relatório, ex. se esta visualizando mensal 01 ao 01 preencher as contas de Lucro e Prejuízo no campo "Mensal. 

Atenção: Verifique se a conta informada no campo "Conta Resultado (Cadastro de Demonstração do resultado)" na Tabela/Contas é a mesma demonstrada no relatório da DRE para a conta de Lucro/Prejuízo.

Ex. Na visualização do relatório da DRE, selecionar a opção: Imprimir códigos das contas e para a conta de Lucro/Prejuízo será demonstrado o código, esse mesmo código deve estar na tabela de Contas, no campo Conta Resultado.

101.png

Para maiores informações, acesse: C503-Parametrização da tabela de contas

Demonstrações DFC/DVA/DRE/DRA

Acesse Contábil > Contabilidade > Encerramento > Tabelas > Demonstrações DFC/DVA/DRE/DRA

Através dessa rotina, o usuário poderá consultar as amarrações já existentes, bem como, incluir, alterar e excluir as informações. Ao acessar a rotina, será apresentada a seguinte tela abaixo, onde deverá ser selecionado a opção DRE – Demonstração de Custos e Resultados – Mod. I ou DRE – Demonstração de Custos e Resultados – Mod. II. 

Importante: Para que o transporte do resultado do período para o passivo seja realizado com sucesso, os valores do resultado no balancete devem ser compatíveis com o resultado apresentado na dre, caso não, o transporte não será realizado.

102.png

Saiba mais sobre amarração da dre MOD I ou MOD II acessando os artigos:

C47-Amarração de contas para DRE no Modelo I

C34-Amarração de Contas para Demonstração do Resultado MOD II

Balancete de Verificação Mod. I

1- Acesse Contábil > Contabilidade > Processamentos > Relatórios > Balancete de Verificação Mod. I

Caso esteja emitindo o balancete mensalmente acionando a opção de transportar, então deverá começar a fazer isso desde o primeiro mês do ano, para que o sistema possa ir armazenando corretamente os valores de resultado de cada mês.

2- Gere o balancete no mês janeiro Habilitando a opção Transportar resultado do período para o passivo.

103.png

mceclip4.png

Quando emitir o balancete de janeiro acionando a opção de transportar resultado do período para o passivo, o resumo deve ser impresso conforme demonstrado acima, no entanto, internamente  vai armazenar o valor do resultado (4.500,50 C) no arquivo de saldos (CTBeeeeSC.BTR, onde eeee = nº da empresa), possibilitando que no período seguinte, o mesmo seja impresso no Patrimônio Líquido (passivo) do referido relatório, eliminando assim a diferença que seria apresentada no resumo do mesmo.

3- Caso a opção “Zerar Saldo Inicial das Contas de Resultado” esteja habilitada, é recomendável que a opção de transporte não seja acionada, caso contrário, o resultado do período anterior será apresentado como diferença no resumo do balancete.

104.png

mceclip8.png

Ao gerar o relatório referente ao mês de Fevereiro não deverá ser habilitado as opções: “Zerar Saldo Inicial das Contas de Resultado” e "Transportar Resultado do Período para o passivo", assim o resumo ficara da seguinte maneira:

mceclip7.png

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 0 de 0

Comentários