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Exemplo: "evento S1200"

C652-Soma dos saldos iniciais a débito e a crédito é diferente da soma dos saldos iniciais a débito ou a crédito no período informado no Sped ECD

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Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Neste artigo são demonstrados os procedimentos para corrigir a mensagem apresentada na validação do Spes ECD  Soma dos saldos iniciais a débito e a crédito é diferente da soma dos saldos iniciais devedores ou credores no período informado nos registros de saldos periódicos.

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

A situação ocorre pois os Relatórios Contábeis (Balancete - Balanço e Demonstrações de Resultado) apresentam diferenças entre si ou existem lançamentos fora do período na Contabilidade. 

Importante: Para que os relatórios sejam apurados corretamente, os três relatórios devem estar com o mesmo valor de Lucro/Prejuízo Acumulado do período. 

Relatórios do Balanço - Mod I ou II

1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Encerramento > Relatórios > Relatórios do Balanço Mod. I ou Relatórios de Balanço Mod. II

2- 2- Emita os relatórios contábeis (Balancete - Balanço e Demonstrações) para conferência. Em caso de empresas Matriz / Filial, é necessário realizar a conferência individual e depois consolidada.

3- Emita o Resumo de Balancete. O campo Diferença e Resultado deve apresentar o valor igual a R$ 0,00.

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4- Emita o Balancete / Balanço e todas as Demonstrações Contábeis disponíveis no sistema, anotando o saldo apurado para Lucro ou Prejuízo do período.

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Os valores nos relatórios Balancete, Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício, devem ter o mesmo valor na conta de Lucros e Prejuízos no Período.  

Encerramento do Exercício Social

1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Encerramento > Encerramento de Exercício Social

2- Exclua os lançamentos de encerramento

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Correção de apuração do Resultado

Após a remoção o relatório contábil encontra-se pronto para iniciar os processos de correção de apuração do Resultado.

1- Realize a correção do valor de diferença apurado na conta.

2- Identifique em que possível conta de acesso à diferença é apresentada.

Manutenção de Saldos

1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Processamentos > Manutenção de Saldos

2- Compare o saldo apresentado do acesso com a rotina de Razão Contábil. Caso as informações apresentadas na Manutenção de Saldos estejam incorretas, realize o processo abaixo:

3- Localize a conta de acesso no qual a diferença foi encontrada e anote o saldo inicial e seu indicador (D/C);

4- Em seguida, clique sobre o botão Excluir no rodapé da rotina.

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Recuperação do Movimento

1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Rotinas Auxiliares > Recuperação do Movimento

2- Execute a recuperação de movimento habilitando Razão Analitico e Saldos Contábeis.

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Manutenção de Saldos

Acesse: Contábil > Contabilidade > Processamentos > Manutenção de Saldos

2- Localize a conta de acesso que foi removida e insira o saldo inicial e o indicador.

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Relatórios do Balanço - Mod I ou II

1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Encerramento > Relatórios > Relatórios do Balanço Mod. I ou Relatórios de Balanço Mod. II

2- Emita novamente o balancete para conferencia de valores.

Caso apresente valor igual à zero no campo Diferença, ou seja, não há diferenças apurado neste período, verifique o valor apurado no campo Resultado. Após emita a Demonstração do Resultado do Exercício e realize uma comparação.

Caso os valores apurados entre o Balancete x Demonstrações de Resultado seja diferente, verifique as parametrizações realizadas:

  • Relatório de Balanço Modelo I
  • Relatório de Balanço Modelo II 
Recuperação do Movimento

1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Rotinas Auxiliares > Recuperação do Movimento

2- Recupere o movimento novamente habilitando Razão Análitico e Saldos Contábeis.

Encerramento do Exercício Social

1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Encerramento > Encerramento de Exercício Social

2- Encerre o exercício e conferir os relatórios.

SPED Contábil (ECD) 

1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Guias e Arquivos Magnéticos > SPED Contábil (ECD)

2- Verifique a data inicial ou final informada para geração do arquivo

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Listagem Verificadora de Lançamentos

1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Processamentos > Listagem Verificadora de Lançamentos

2- Emita uma listagem a fim de identificar lançamentos indevidos na movimentação da empresa.

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Atenção!

Caso tenha lançamentos fora do período, ou seja, fora do exercício, anote o número do lançamento e realize a exclusão na rotina Digitação dos lançamentos.

Digitação dos Lançamentos

1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Processamentos > Digitação dos Lançamentos

2- Informe a empresa e clique no botão Alterar 

3- Informe o número do lançamento no campo Lançamento Número e clique em excluir.

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