Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

*Dica de Pesquisa: Para uma busca mais assertiva adicione a palavra/frase entre aspas ""
Exemplo: "evento S1200"

F663-Em quais situações o item é marcado e apresentado como “Cód. Item não localizado em nenhuma nota de entrada”?

Seguir

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Este artigo contém informações de quais situações o item é marcado e apresentado como “Cód. Item não localizado em nenhuma nota de entrada”.

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

A empresa não varejista somente possue direito ao crédito do ICMS Presumido quando ocorrer a saída da mercadoria adquirida com substituição tributária, ou seja, tais empresas não podem se creditar antes da saída da mercadoria.

Desta forma, é necessário identificar para cada saída de mercadoria que foi adquirida com substituição tributária qual foi a última nota fiscal de entrada que efetuou esta aquisição.

Para facilitar ao usuário a apresentação do cenário acima, ao acessar os detalhes de “Saídas a consumidor final no Estado (ICMS Efetivo)” para uma empresa não varejista, as linhas que estiverem marcadas em vermelho correspondem as notas fiscais de saídas onde não foi possível localizar a última nota fiscal de entrada.

mceclip1.png

Como o será localizada a última nota fiscal de entrada?

mceclip2.png

Para cada “Cód. Item” referente a mercadoria de saída apresentado no grid, será localizada a última nota fiscal de entrada recebida com o mesmo código de produto. A localização será efetuada sempre considerando a data da saída pra traz, ou seja, se a nota de saída possui a data de 07/05/2019 a pesquisa da nota fiscal de entrada será feita do dia 07/05/2019 pra traz.

Caso a nota fiscal de entrada não seja localizada no ano de movimento do F3, a localização será efetuada  no máximo até o ano anterior e nunca passará deste renge de período.

Importante:

Desde a implementação do EFD ICMS IPI o “Código do Produto” informado no item de mercadoria de entrada deve ser pela ótica do contribuinte, ou seja, o código informado deve ser o definido pelo próprio informante e não aquele constante no documento fiscal de entrada da mercadoria.

De acordo com esta definição do EFD ICMS IPI, os itens de mercadorias das notas fiscais de entradas já devem estar escriturados com o código do produto do próprio contribuinte e não do fornecedor.

Para esses casos em que o item de mercadoria de entrada estiver com o código de fornecedor e não do próprio contribuinte, não será possível identificar qual foi a última nota fiscal de entrada que deu a entrada da mercadoria, e ao acessar o detalhes de “Saídas a consumidor final no Estado (ICMS Efetivo)” a linha será apresentada na cor vermelha.

Em quais situações a última nota fiscal de entrada não será localizada?

  • Quando não foi escriturada a nota fiscal de entrada que possui o item de mercadoria que foi vendido a consumidor final;
  • Ou nos casos em que o item de mercadoria de entrada foi escriturado com o código de produto do fornecedor e não com o código de produto do próprio contribuinte.

Como fazer para regularizar a situação quando não é identificada a última nota fiscal de entrada?

Existem duas opções para regularizar a situação:

  • A primeira é escriturando a nota fiscal de entrada com o produto vendido a consumidor final;
  • E a segunda é efetuando a conversão do produto informado no item de mercadoria que está gravado com o código do produto do fornecedor, onde neste processo será convertido o código do produto de fornecedor para o código do produto da própria empresa.

Como efetuar a conversão do código de produto do fornecedor gravado nos itens de mercadorias de entradas?

Para efetuar a conversão do código de produto deverá ser acessada a rotina “Conversão Produto (Manut.Cód.Fornecedor)” disponível em Fiscal / Cadastros.

O processo para a conversão do código do produto é efetuado em duas etapas:

  • Na primeira etapa, ocorre a manutenção das informações em “Dados dos Fornecedores” existente no Cadastro de Produtos.

A imagem abaixo contêm a informação do produto 1 da própria empresa, e na aba “Dados dos Fornecedores” a(s) informação(ões) do(s) fornecedor(es).

mceclip3.png

Por meio das informações disponíveis em “Dados dos Fornecedores” será possível efetuar a conversão do código de produto do fornecedor para o código de produto da própria empresa armazenados nos itens de mercadorias de entradas.

Para efetuar a manutenção na aba “Dados dos Fornecedores” poderá ser utilizada a opção “Conversão de Produtos” OU “Importar / Exportar”, disponíveis na rotina Conversão Produto (Manut.Cód.Fornecedor).

mceclip4.png

  • Na segunda etapa, será executada a conversão do código de produto do fornecedor armazenado no item de mercadoria de entrada para o código de produto da própria empresa.

Para efetuar a conversão do produto será utilizada a opção “Conversão Itens” disponível na rotina Conversão Produto (Manut.Cód.Fornecedor).

Neste processo serão utilizadas as informações armazenadas em “Dados dos Fornecedores” disponível no Cadastro de Produtos.

mceclip5.png

Explicando a opção “Conversão de Produtos”

Quando acessada a opção “Conversão de Produtos” será apresentada a tela demonstrada abaixo:

mceclip6.png

Ao acessar o campo Selecione o produto da empresa será apresentado todos os itens de mercadorias de saídas escriturados no ano de movimento selecionado na tela.

mceclip7.png

No exemplo demonstrado na tela acima, ao clicar na pesquisa do campo “Selecione o produto da empresa” são demonstrados dois produtos, isto porque na movimentação das notas fiscais de saídas existem somente dois itens de mercadorias com códigos de produtos diferentes. Desta forma, a pesquisa sempre retornará os produtos da empresa de acordo com a movimentação dos itens de mercadorias de saídas da empresa selecionada.

O próximo passo é selecionar qual o código de produto da empresa receberá manutenção, no exemplo abaixo foi selecionado o código 101020. Lembrando que, o objetivo deste procedimento é inserir os dados necessários em “Dados dos Fornecedores” no Cadastro de Produtos.

mceclip8.png

Após selecionar o produto da empresa será habilitado o botão “Pesquisar Fornecedores”. Ao clicar no botão serão apresentados todos os itens de mercadorias de entradas que foram escriturados no ano de movimento selecionado na tela.

mceclip9.png

Ao final do processamento serão apresentados todos os itens de mercadorias de entradas que possuem em sua descrição palavras chaves semelhantes ao produto da própria empresa.

mceclip10.png

Caso o usuário não queria utilizar a opção “Pesquisar Fornecedores” estará disponível no rodapé da tela a opção “Listar Todos Produtos”, onde serão apresentados todos os produtos do Cadastro de Produtos, independente se foram ou não utilizados na escrituração das notas fiscais de entradas.

mceclip11.png

Ao lado esquerdo de “Pesquisar Fornecedores” estará disponível a opção “Pesquisa por Código ou Descrição do produto” que poderá ser utilizada para pesquisar produtos específicos a partir dos produtos apresentados ao clicar em “Listar Todos Produtos”.

Com a apresentação dos fornecedores e seus respectivos produtos no grid, é possível:

  • Selecionar qual fornecedor é responsável pela entrada da mercadoria na empresa e o código de produto deste fornecedor; como também é possível informar (Fator Conv., Unidade e Descri. Unid.).

mceclip14.png

Após selecionar os fornecedores e dar manutenção nas colunas (Fat. Conv., Unidade e Desc. Unid.), estará disponível as seguintes opções no rodapé da tela:

mceclip13.png

  • Converter Itens ao Salvar:
    • Ao selecionar esta opção e clicar em “Salvar” os itens de mercadorias de entradas serão atualizados com o código de produto da empresa.

Exemplo: A nota fiscal de entrada que possui o fornecedor 65.029.035/0001-07 e código de produto do fornecedor 10047, terá seu item de mercadoria de entrada atualizado e passará a apresentar o código do produto da própria empresa 101020.

IMPORTANTE: Ao utilizar esta funcionalidade não é necessário utilizar posteriormente a funcionalidade “Conversão de Itens”.

  • Salvar:
    • Quando clicado em “Salvar” o programa efetuará a atualização dos “Dados dos Fornecedores” conforme demonstrado na tela abaixo, e posteriormente deverá ser utilizada a funcionalidade “Conversão de Itens”.

mceclip15.png

Explicando a opção “Importar / Exportar”

mceclip16.png

Ao clicar em “Importar / Exportar” serão apresentadas duas opções:

  • Exportar para Excel
  • Importar para Excel

mceclip17.png

A primeira coisa a ser feita e clicar na pasta mceclip18.png disponível em “Exportar para Excel”, onde deverá ser selecionada a pasta que será gravado a planilha excel.

mceclip19.png

Após selecionar a pasta e clicar em “Salvar” deverá ser clicado em “Gerar Planilha”.

mceclip20.png

Será gerada uma planilha excel contendo a movimentação de todos os itens de mercadorias de entradas de acordo com o ano informado em tela.

mceclip21.png

Quando finalizado o processo de geração do excel ao abrir a planilha a mesma será apresentada com a estrutura demonstrada abaixo:

mceclip26.png

Na planilha somente as colunas "Código do Produto na Empresa, Unidade de Medida e Fator de Conversão" estarão disponível para edição, as demais opções estarão bloqueadas para alteração.

A partir desta planilha o escritória contábil ou o cliente do escritório poderá dar manutenção informando qual é o respectivo código de produto da própria empresa, como também a unidade de medida e fator de conversão.

No exemplo apresentado abaixo o produto do fornecedor 4351 correspondente ao produto 1 da própria empresa.

mceclip23.png

Após dar manutenção em toda a planilha a mesma deve ser salva e fechada.

A seguir deverámceclip18.png ser clicado na pasta   disponível em “Importar Excel”, onde deverá ser selecionada a planilha que foi salva anteriormente.

 mceclip0.png

Após selecionar a planilha o próximo passo é clicar na opção “Importar Planilha”.

mceclip1.png

Neste processo de importação será dada manutenção no “Cadastro de Produtos” aba “Dados dos Fornecedores” da empresa.

Exemplo:

Na planilha para o produto 4351 do fornecedor 08.040.611/0001-75 foi atribuído o código do produto 1 da própria empresa.

mceclip2.png

Ao acessar o “Cadastro de Produtos” selecionar o produto 1 e clicar em “Dados dos Fornecedores” será apresentada a informação do CNPJ do fornecedor 08.040.611/0001-75 e o código de produto utilizado por este fornecedor, conforme imagem abaixo:

mceclip3.png

Com o processo de importação da planilha excel finalizado o próximo passo é ajustar o “Código do Produto” armanezado nos itens de mercadorias, ou seja, os itens de mercadorias de entradas que estiverem com o código do produto do fornecedor, serão convertidos e passam a apresentar o produto da própria empresa, e para este processo será utilizada a opção “Conversão Itens”.

Utilizando a opção Conversão Itens:

Para efetuar esse processo deverá ser utilizada a opção “Conversão Itens” existente no programa “Conversão Produto (Manut.Cód.Fornecedor)”.

mceclip6.png

Ao clicar em “Conversão Itens” o usuário deverá selecionar qual período será efetuado este ajsute.

Lembrando que, neste processo o programa efetuará a leitura de todos os itens de mercadorias de entradas e efetuará o processo de conversão do código de produto armazenado, trocando o mesmo pelo código da própria empresa.

Exemplo:

Na planilha utilizada como exemplo possuem duas notas fiscais de entradas com códigos de produtos do fornecedor distintos.

A primeira nota de entrada demonstrada abaixo possui o fornecedor 57.497.539/0001-15 e código do fornecedor 4784.

mceclip0.png

A segunda nota fiscal possui o fornecedor 08.040.611/0001-75 e código do fornecedor 4351.

mceclip6.png

Com o processo de “Conversão Itens” o código do produto 4351 referente ao fornecedor 08.040.611/0001-75 deverá ser alterado para o código de produto da própria empresa 1.

E o código do produto 4784 referente ao fornecedor 57.497.539/0001-15 deverá ser alterado para o código do produto da própria empresa 2.

mceclip1.png

Neste exemplo citado acima, ao acessar a “Conversão Itens”, informar o período e clicar em processar.

mceclip2.png

Será apresentada a mensagem se deseja confirmar a conversão dos itens.

mceclip3.png

Ao confirmar, os códigos de produtos dos fornecedores informados nos itens de mercadorias de entradas serão convertidos para os códigos de produtos da própria empresa, sendo considerando as informações armazenadas em “Dados dos Fornecedores” disponível no Cadastro de Produtos.

Após efetuar a conversão, ao consultar as duas notas fiscais de entradas, pode ser observado que o item de mercadoria passa a ser apresentado agora com o código de produto da própria empresa.

mceclip4.png

mceclip5.png

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 0 de 0

Comentários