Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

C540-Transporte anual de saldos

Seguir

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Neste artigo são demonstrados os procedimentos e as opções disponíveis para realizar o Transporte de Saldos para o próximo Exercício através da rotina Encerramento do Exercício Social.

Informações Adicionais: O transporte pode ser executado a qualquer momento e quantas vezes forem necessárias, inclusive se a escrituração contábil no novo exercício já tiver sido iniciada.

Resolução

Encerramento do Exercício Social

1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Encerramento > Encerramento do Exercício Social

2- Para Transportar o saldo final das contas contábeis dos grupos Ativo e Passivo para um novo exercício acesse a rotina Encerramento de Exercício Social

3- Selecione a Pasta de Movimento que deseja transportar os saldos Unidade de Rede:\PROEMPXX\CTBMAAAA (Sendo AAAA, o ano de movimento).

  • Opção Pesquisa (caminho do próximo exercício) 

Ao clicar sobre o botão de pesquisa, são apresentadas todas as unidades (da máquina e da rede) disponíveis, devendo ser selecionada aquela para a qual os saldos finais estão sendo destinados. Após efetuar o transporte, caso já existam saldos iniciais gravados no exercício de destino, os mesmos são sobrepostos pelos saldos vindos do exercício de origem. 

 

  • Transporta Saldos Zerados

Ao habilitar essa opção, as contas contábeis existentes no exercício de origem, cujo saldo final esteja zerado, também são transportadas para o exercício destino. Caso já existam saldos iniciais gravados no exercício de destino, são sobrepostos pelos saldos zerados vindos do exercício de origem. 

 

  • Transporta Saldos Convertidos

Essa opção é apresentada somente para as empresas que possuírem saldos contábeis convertidos para outras moedas. Ao habilitar, os mesmos também são transportados para o exercício de destino. Caso os saldos tenham sido convertidos para mais de uma moeda no exercício de origem, todos os mesmos são transportados, ou seja, não é possível selecionar uma moeda específica.

Recuperação do Movimento
 
1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Rotinas Auxiliares > Recuperação do Movimento

2- Altere a configuração para o próximo exercício que os saldos foram transportados e realize a Recuperação de Movimento, habilitando a opção Razão Analítico e Saldos Contábeis.

 

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 1 de 1

Comentários