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Exemplo: "evento S1200"

C503-Parametrização da tabela de contas

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Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário nos procedimentos para a parametrização da rotina tabela de contas.

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

Contas:

1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Encerramento > Tabelas > Contas

A Tabela de Contas possui a finalidade de prover ao sistema, os códigos de acesso das contas contábeis que serão utilizadas na geração dos lançamentos de encerramento, efetuado automaticamente no programa Encerramento do Exercício Social, como também das contas que irão compor o Resumo de Caixa impresso opcionalmente no livro diário e na listagem verificadora de lançamentos.

Campos da rotina:

  • C/ Partida Encerramento: Informe a conta responsável pelos lançamentos de encerramento. Por tratar-se de uma conta transitória, orienta-se a utilização de uma conta do grupo das Despesas do Plano de Contas. Não utilize contas Patrimoniais nesse campo.

 

  • Conta Resultado: Informe a conta a ser apresentada de Resultado do Período na D.R.E (Esse campo é utilizado para as empresas que utilizam o Relatório de Balanço Modelo I) - essa conta pertence ao Cadastro de Demonstrativo de Balanço e não ao Plano de Contas.

 

  • Número Sequencial: Informe o número sequencial da conta a ser apresentada de Resultado do Período na D.R.E (Esse campo é utilizado para as empresas que utilizam o Relatório de Balanço Modelo II) - essa conta pertence ao Cadastro de Contas de Fechamento e não ao Plano de Contas.

 

  • Lucros e Prejuízos Acumulados: Informe a Conta Contábil que receberá o lançamento de Transferência do Resultado apurado, dessa forma, o sistema gera automaticamente o lançamento com entre a conta transitória (Informada no campo C/ Partida.

 

  • Encerramento: E a conta de Lucros ou Prejuízos, desde que o usuário habilite a opção Gerar também o lançamento de Transferência para Lucros ou Prejuízos no momento do encerramento do exercício social. Os campos estão disponíveis para Apuração do Resultado Anual, Trimestral, Semestral e Mensal. É possível utilizar as mesmas contas para períodos diferentes, como é possível criar contas distintas para cada Trimestre / Semestre e informá-las nos campos respectivos. O campo Anual é de preenchimento obrigatório.
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