Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

*Dica de Pesquisa: Para uma busca mais assertiva adicione a palavra/frase entre aspas ""
Exemplo: "evento S1200"

E265-Como incluir documento relacionado a diversas categorias no Company

Seguir

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário nos procedimentos a serem executados para inclusão de documentos vinculados a diversas categorias..

Informações Adicionais: O lançamento de diversos ou múltiplos, compreende naquele lançamento em que o título que está sendo provisionado refere-se mais de um tipo de operação/receita, ou seja, uma cobrança de prestação de serviços e uma cobrança de honorários e/ou uma cobrança referente a uma venda de mercadoria e/ou uma cobrança renegociada etc.

Resolução

O processo de provisão de lançamento de diversos é muito semelhante a provisão de Lançamentos Simples, basta apenas selecionar uma categoria que tenha sido cadastrada para provisão de diversas inclusões em contas a receber.

Categoria de Transação:

1- Acesse: Company Empresarial > Rotinas Gerais > Tabelas e Parâmetros > Categorias de transações

2- Verifique quais as categorias cadastradas em sua empresa possui a permissão para efetuar os lançamentos de diversos.

Para os sistema Bancos e Caixa, Contas a Receber e Contas a Pagar, verifique se já existem categorias cadastradas com a origem BCO0002, CRB0002 ou CPG0002, pois são essas as origem que permitem a inclusão de lançamentos em diversas categorias.

No exemplo abaixo, a verificação foi feita em uma categoria do Contas a Pagar. Caso a empresa não possui nenhuma categoria vinculada a essas origens, cadastre-as e utilize-as em suas movimentações.

Inclusão de Documentos a Pagar:

1- Acesse: Company Empresarial > Contas a Pagar > Movimentações > Inclusão de Docto CPG

No nosso exemplo, como a categoria é do Contas a Pagar, utilizaremos a rotina de Inclusão de Docto CPG. Ao incluir a categoria, automaticamente é apresentada a guia Lançamentos em Diversos, conforme destacado na imagem abaixo.

2- Preencha os demais campos da rotina e salve. Automaticamente, o sistema direciona o cursor para que sejam informadas as demais categorias, desmembrando seus valores até que atinja o total informado na categoria principal. No nosso exemplo, foi lançado um valor de R$300,00 que será desmembrando em 3 categorias diferentes.

3- Sempre que uma categoria for informada e seu valor determinado, salve para que seja habilitado novamente o campo para inclusão da próxima categoria:

Conforme as categorias são incluídas, é possível identificá-las através do GRID que apresenta os códigos, as descrições e os valores de cada categoria utilizada.

O processo deve ser repetido até que o saldo a apropriar seja zerado. Quando isso ocorrer, o sistema irá automaticamente para guia de Cobrança.

4- Salve o lançamento.

Caso algum item seja lançado incorretamente, acesse novamente a guia de Lançamentos diversosexclua ou altere os valores e categorias por meio dos botões abaixo.

5- Com as informações corretas, grave o lançamento.

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 0 de 0

Comentários