Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

*Dica de Pesquisa: Para uma busca mais assertiva adicione a palavra/frase entre aspas ""
Exemplo: "evento S1200"

C178-Como realizar conversão para outras moedas

Seguir

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Este artigo orienta no procedimento a ser executado quando desejar emitir relatórios em outras moedas.

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

Efetuar a conversão dos saldos das contas contábeis apurados em Reais para outra moeda, conforme a necessidade da empresa.

 
Plano de Contas

1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Cadastros > Plano de Contas

2- O indicador Taxa de Conversão Outra Moeda, deve ser parametrizado para as contas que devem ser convertidas e qual a taxa de conversão a ser utilizada.

200.png

Definições:

  • Não converte: O saldo da conta cadastrada não deverá ser convertido;

  • Abertura de balanço: Os lançamentos da conta cadastrada deverão ser convertidos pela taxa da moeda gravada na rotina Tabela de Outras Moedas, no primeiro dia do mês de Janeiro;

  • Mensal: Os lançamentos da conta cadastrada deverão ser convertidos pela taxa da moeda gravada na rotina de Tabela de Outras Moedas, no primeiro dia do mês que está sendo processado;

  • Histórica (diária): Os lançamentos da conta cadastrada deverão ser convertidos pela taxa da moeda gravada na rotina Tabela de Outras Moedas, no dia referente ao mês que está sendo processado;

  • Média do mês: Os lançamentos da conta cadastrada deverão ser convertidos pela taxa da moeda gravada na rotina de  Tabela de Outras Moedas, no campo Valor Médio do Mês;

  • Encerramento: O saldo da conta cadastrada deverá ser convertido pela taxa da moeda gravada na rotina de  Tabela de Outras Moedas,  conforme o último dia do período final solicitado. Ex.: Caso a conversão tenha sido solicitada até o mês de Dezembro de determinado exercício, a taxa de conversão utilizada será a do dia 31/12;

  • Conta Cabeça de Grupo: campo disponível para futuras implementações. O saldo da conta cadastrada não será convertido.

 

Importante: Os saldos iniciais das contas cadastradas sempre serão convertidos pela taxa da moeda na rotina de Tabela de Outras Moedas,  no campo Base para Conversão do Saldo Inicial;

Os saldos das contas de estoque 'não' serão convertidos pelo programa, devendo ser cadastrados pelo próprio usuário na rotina de Digitação de Estoques onde é possível incluí-los já Convertidos.

 

Tabela de Outras Moedas
1- Acesse: Parâmetros Gerais > Outras Tabelas > Tabela de Outras Moedas.

2- Informar o valor da moeda.

a) Na guia Cadastro é informado o nome da moeda, o símbolo e o número de casas decimais que serão utilizadas para a conversão. 

201.png

b) Na guia Valores, consta o histórico dos valores por Exercício. 

202.png

Conversão para Outras Moedas

1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Rotinas Auxiliares > Conversão para Outras Moedas 

2- Converter o saldo em Reais (R$) para a moeda desejada. 
 

203.png

Campos da rotina:

  • Exercício: informar o exercício em que os dados deverão ser convertidos. Deixando esse campo em branco, a conversão será efetuada conforme o exercício configurado no GAP.

    Até Mês: Informar o mês final, até o qual os dados deverão ser convertidos. É válido lembrar que, o mês inicial considerado para a conversão, será sempre Janeiro. 

  • Moeda / Código: informar o código da moeda a ser utilizada na conversão, conforme Tabela de Outras Moedas.

  • Converter saldo inicial: habilitando essa opção, os saldos iniciais das contas contábeis serão convertidos de acordo com a taxa informada no campo Base para Conversão do Saldo Inicial da guia Valores da Tabela de Outras Moedas. Se a mesma ficar desabilitada, os saldos iniciais já existentes permanecerão inalterados lembrando que, se o arquivo resultante da conversão (CTBeeeeMV.mmm – onde ‘eeee’ corresponde ao código da empresa e ‘mmm’ à respectiva moeda utilizada na conversão) ainda não existir, os mesmos ficarão em branco.

Durante o processamento, o valor do lançamento e / ou do saldo da conta contábil é dividido pela taxa correspondente (conforme Tabela de Outras Moedas), de acordo com o indicador pré-definido para a mesma no Cadastro do Plano de Contas.

 Relatório do Balanço Mod. I.

1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Encerramento > Relatórios > Relatório do Balanço - Mod. I

2- Emitir o relatório do Balanço, selecionando a moeda desejada. 

204.png

Informações Adicionais:

As contas de estoque, registrada na rotina de Digitação de Estoque não são convertidas no procedimento acima. Para incluí-lo, realizar os procedimentos abaixo:


a) Digitação de Estoques

Contábil > Contabilidade > Encerramento > Digitação de Estoques 

3- Informar o código da empresa

205.png

 

4- Após selecionar a moeda, tecle [ESC] ou feche a tela.

É apresentada a rotina de Digitação de Estoque para inclusão de informações já na moeda desejada.

206.png

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 1 de 1

Comentários