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Exemplo: "evento S1200"

E169-Geração de carta de cobrança através do Company

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Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário em como realizar a geração de Carta de Cobrança, incluindo o processo de busca de clientes, configuração da carta, visualização entre outros.

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

Cartas p/ Doctos em Atraso:

1- Acesse: Company Serv. Escritório Contábil > Financeiro > Movimentações > Emissão de Documentos de Cobrança > Cartas p/ Doctos em Atraso

Note que ao acionar a rotina esta já demonstra os títulos que foram provisionados, tanto os que já se encontram vencidos quanto os que ainda vencerão.

 

Para a grade de documentos em atraso, é possível visualizar os documentos com o valor original de sua provisão e o valor corrigido, ou seja, o valor já recalculado de acordo com a quantidade de dias em que este se encontra em atraso e com os percentuais de multas e juros que foram definidos nos Parâmetros de Contas a Receber.

Ao clicar sobre qualquer um dos documentos, é disponibilizada na parte inferior da tela, uma seção exclusiva para que o usuário faça anotações a respeito do documento, como por exemplo: Contatos já efetuados com o cliente para negociar o título; Quantas cartas de cobrança já foram emitidas para este documento etc.

Para definir os parâmetros para uma carta de cobrança, bem como para emitir a mesma, existem diversos botões que possibilitam os mais diversos tipos de configurações e cartas para emissão. Cada um dos botões serão explicados à seguir:

Resumo: Este botão exibe o número de parcelas em atraso, o número de clientes em atraso e os valores em atraso, sendo que estes serão exibidos também com as respectivas correções, conforme os percentuais de multa e juros determinados nos Parâmetros de Contas a Receber. 

Busca do Cliente: Este botão faz a Pesquisa de cliente pelo nome ou pelo CNPJ/CPF, para os casos de existirem muitos clientes relacionados, desta forma agiliza a visualização do mesmo na grade.

Botão Histórico do Cliente: Este botão exibe uma tela que contém os dados do cliente, limite de crédito, o saldo, se a vendas estão bloqueadas, e todos os pagamentos anteriores deste cliente.

Botão Carta Automática: Este botão imprime as cartas de cobrança automaticamente, ou seja, são pesquisados todos os documentos vencidos com data maior ao que estiver determinado no arquivo CRBCARTAeeee (definido pelo próprio usuário). Isto quer dizer que a rotina irá verificar a quantidade de dias definida pelo usuário, na tela da configuração da carta. Em seguida, será emitida a carta, podendo ser neste caso a primeira carta, a segunda e assim sucessivamente. 

Botão Carta por Cliente: Este botão escolhe o cliente e qual das cartas será emitida, neste caso se esta carta já foi enviada, será informado que a carta foi emitida, mas ela poderá ser reemitida.

Obs.: Tanto as cartas Automáticas quanto as cartas por Cliente, podem ser geradas por meio do WordPad para imprimir posteriormente ou então pode ser selecionado diretamente a opção Imprimir, onde estas serão direcionadas imediatamente para a impressora.

Botão Configurar Carta: Este botão apresenta a tela de manutenção para um arquivo chamado crbcartaeeee.btr, que contém os seguintes campos:• Número da Carta – (2 caracteres)

  • Dias Após Vencto – (3 caracteres)
  • Nome do arquivo (20 caracteres)

Com isso é possível à inclusão das cartas de cobrança, sendo que o número da sequencia da carta de cobrança será implementado automaticamente.

A definição da carta pode conter campos fixos, mas deve principalmente conter os macros definidos pela Wolters para que sejam identificados valores, vencimentos, número de documento etc. Para isto basta clicar no botão Mostra Parâmetros, para que possa visualizar quais macros poderão ser utilizadas na definição do seu arquivo de carta de cobrança.

Como visualizado acima, existem diversos macros a serem utilizados e o posicionamento deste na carta de cobrança fica a critério do usuário.

O nome do arquivo a ser informado, é o nome do arquivo que contém a carta, por exemplo Carta.Rtf, Cobrança_Negociada.Rtf etc, a qual deve ser gravada através do WordPad, na pasta \Proemp??\Crb.

Caso seja aplicado um duplo clique em uma das cartas, a rotina abrirá o modelo da carta que foi definido automaticamente.

Importante: Para que seja possível a impressão da carta de cobrança, deverá ser considerada a quantidade de dias configurada como dias de vencimento, ou seja, após NN dias do vencimento, poderá ser emitida uma carta de cobrança. Se existir mais de um modelo de carta, configure os dias de vencimento diferentes, assim você poderá emitir mais de uma carta de cobrança para o mesmo documento.
Caso o documento já tenha ultrapassado a quantidade de dias de vencimento definida nos modelos das cartas, o usuário poderá estar usando a Seleção de Cartas, explicada no tópico à seguir. 

Selecionando a Carta de Cobrança: Somente é possível a seleção de cartas de cobrança a serem utilizadas para a devida impressão, caso existam documentos que possuam DIAS DE VENCIMENTO superior ao que estiver configurado nas cartas, modeladas pelo próprio usuário do sistema. Para exemplificar, podemos citar um documento com vencimento em 10/06/2007.

Partindo do princípio que a empresa não trabalha com “dias de tolerância” de atraso parametrizada, este documento teria passado por todas as cartas de cobrança configuradas. Sendo assim, cabe ao usuário selecionar nesta fase qual o modelo da carta a ser usado para a emissão desta cobrança.

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