Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

*Dica de Pesquisa: Para uma busca mais assertiva adicione a palavra/frase entre aspas ""
Exemplo: "evento S1200"

C102-SPED ECD - Registro I157

Seguir

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP).

Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário sobre a utilização do registro I157 na geração do SPED Contábil ECD.

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

Importante: O Registro I157 deverá ser gerado quando houver troca de Plano de Contas de um ano para o outro, ou alterações no Plano de Contas utilizado.

Esse registro refere-se à transferência de saldos do plano de contas anterior, por meio do procedimento De/Para entre as contas/saldos do arquivo do plano anterior com as contas do plano atual, nas ocasiões em que a empresa realizou a mudança de plano de contas de um exercício para outro.

 

SPED ECD

1 - Acesse: Contábil> Contabilidade> Guias e Arquivos Magnéticos> SPED> SPED ECD.

Procedimentos para a geração do registro:

2 - Selecione a opção I157 - Transferência de Saldos e em seguida acione o botão 'Saldos I157 X I155'.

 

Imagem1.PNG

 

3- O programa irá processar e apresentar todas as contas do registro I155 e seus respectivos saldos inicias do exercício atual, para que possam ser realizados os  relacionamentos no registro I157.

 

Imagem3.PNG

4- Para realizar manualmente os relacionamentos, selecione a linha e clique em Editar ou dê um duplo clique na conta, em seguida insira no campo Conta Contábil o número da conta contábil, que será formada pelo Classificador + Código de Acesso + terceiro (se houver) correspondente ao plano de contas anterior, clique na opção (+) e Salvar.

É possível:
- Realizar a inclusão de mais de uma conta e centro de custo para transferência dos valores, até que a soma dos valores de Saldo Final (I157) seja correspondente ao Saldo Inicial (I155 atual).
- Definir o indicador do saldo, sendo débito ou crédito, para as ocasiões em que o saldo inicial do ano atual (I155) é resultado de mais de uma conta contábil com saldo devedor e/ou credor no ano anterior (I157)
Detalhar_I157_nova_interface.jpg
5 - Para preencher o registro I157 de forma automática clique em 'Importar I157 da ECD anterior', selecione o arquivo entregue e assinado da ECD do ano imediatamente anterior e clique em 'Abrir'.
Imagem2.PNG
O programa irá realizar as seguintes verificações para o preenchimento automático:
- Para cada saldo final do arquivo importado o programa irá buscar o mesmo valor dentre os Saldos iniciais da escrituração atual;
- Ao encontrar correspondência será verificada se as respectivas contas possuem a mesma Natureza;
- Para contas de mesmo saldo e mesma natureza será verificado se houve alteração no campo correspondente ao código da conta contábil;
- Os registros que tiverem alteração no código da conta contábil terão o conteúdo do I157 preenchido automaticamente;
- Os demais registros serão desconsiderados, pois não caracterizam mudança na conta do Plano de Contas.
ATENÇÃO: Não possível encontrar correspondência de contas e portanto o programa *NÃO* fará o preenchimento automático nas seguintes situações:
- Contas com saldo final e inicial zerados;
- Mais de uma conta com saldos finais idênticos e mesma natureza.
Na ocorrências destas situações será apresentada uma mensagem informativa ao final da importação, solicitando que para as determinadas contas seja realizado o relacionamento manualmente.
OBS: Os saldos são somados com base no valor bruto, não considerando os indicadores de débito ou crédito, cabendo ao usuário a conferência do resultado dos valores inseridos.
6- Após realizar a inclusão ou importação das informações para todas as contas que tiveram seu classificador e código de acesso alterados, na tela principal do Relacionamento de Contas I155 x I157 clique em Gravar novamente para que o sistema dê continuidade na geração do arquivo TXT.
clique em Gravar. Repita o processo, depois que realizar a inclusão para todas as contas ou para as contas que tiveram seu classificador e código de acesso alterados, na tela principal do Relacionamento de Contas I155 x I157 clique em Gravar novamente e em seguida Inicie a geração do arquivo SPED Contábil ECD.

1.PNG

Importante: É realizada a geração do registro I157 após cada registro I155 do primeiro período referente ao registro I150.

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 7 de 9

Comentários