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Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)
Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário sobre o Check List do erro 116.
Informações Adicionais: Ao abrir o Prosoft em uma estação apresenta a mensagem:Falha imprevista na rotina Verificar VersõesNúmero: 116Descrição: Falha ao abrir o arquivo ?:\prosoft.win\gapversão.btr; O Arquivo pertencente a outra máquina com o Microkernel em funcionamento está no Gateway.
Importante: Caso nenhum destes passos seja suficiente para resolver o problema do cliente, o analista deverá solicitar ao cliente a reinicialização do servidor e das estações, pois o problema neste caso será devido a problemas da rede do cliente, sendo que o seu servidor de DNS não está operando de forma correta.
1- Certifique-se se os computadores pertencem ao mesmo Grupo de Trabalho e que estão usando o mesmo compartilhamento.
Importante: Quando o cliente está tentando abrir um arquivo com dois sistemas de grupo de trabalhos diferentes mapeados aos arquivos usando nomes diferentes. O MicroKernel tenta corrigir esta situação, mas isso não é possível em todos os casos.
Serviço Pervasive:
1- Reinicie o serviço do Pervasive.
Obs.: Para maiores informações, acesse o artigo 11049 - Como iniciar o serviço do Pervasive.
Arquivo Hosts:
1- O nome do Gateway não pode ser resolvido, realize a seguinte verificação:
a. Certifique-se que o computador Gateway esteja registrado em um serviço de resolução de nomes, como o DNS.
b. Caso não exista será necessário fazer a resolução do nome manualmente:
2- Verificar se o arquivo hosts possui o registro do IP do Servidor e Nome do Servidor.
Caminho: C:\Windows\System32\drivers\etc
Obs.: Caso não possua este registro, por favor confirme os dados necessários com o cliente e registre no arquivo. Exemplo: 192.168.0.1 SERVIDOR
Configurações do Pervasive:
Quando dois computadores estão separados por um roteador, de modo que ambos enxergam o servidor, mas um não enxerga o outro, realize o procedimento:
1- Verifique as configurações do banco de dados e identifique se há alguma estação trabalhando como Workgroup.
2- Verifique as configurações do Pervasive:
Obs.: O analista poderá utilizar o Prodesk para realizar esta verificação.
Supported Protocols – TCP/IP Embedded Spaces – No Splash Screen – No Use Cache Engine – No Local MicroKernel Engine – esta opção deve estar marcada somente no servidor Remote MicroKernel Engine – esta opção deve estar marcada somente na estação AlterarTargetEngine – 1 Page Server Allow Client Cache – No Supported Protocols – TCP/IP File Version – 0800 Transaction Durability - Yes
3- Reinicie o serviço do Pervasive.
4- Utilize o Gateway Locator para identificar o proprietário Gateway:
Mapeamento:
1- Casos os procedimentos realizados até o momento não tenham solucionado o problema, refaça o mapeamento do Prosoft.
Se estiver por IP faça por nome do servidor, porém se estiver por nome refaça por IP do servidor.
Versão do Pervasive:
1- Verifique em todas as estações se o Pervasive está como Cliente, pois este erro pode ocorrer devido o cliente ter alguma estação com versão Workgroup em estação.