Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

*Dica de Pesquisa: Para uma busca mais assertiva adicione a palavra/frase entre aspas ""
Exemplo: "evento S1200"

FP206-Conferência dos valores do Informe de Rendimentos

Seguir

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP).

Contexto: Este artigo orienta o usuário em como conferir os valores declarados na Informe de Rendimentos a partir do acumulo na ficha financeira. 

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

Manutenção da Ficha Financeira 

1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Manutenção de Arquivos Funcionais > Manutenção da Ficha Financeira 

1.1- Após o encerramento mensal, os valores calculados nos recibos serão acumulados na Ficha Financeira

Saiba mais sobre acúmulo dos eventos na ficha financeira acesse o artigo FP270- Como realizar o Encerramento Mensal

1.2- Os valores considerados para geração da DIRF serão extraídos da guia Informe de Rendimentos, considerando os Valores Mensais, Valores de 13º Salário, Valores de Férias e Valores PLR. 

1.PNG

Informe de Rendimentos

1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Relatórios Anuais > Informe de Rendimentos.

2- Processe o Informe de Rendimentos.

2.PNG

2.2- Serão apresentados os valores acumulados na Ficha Financeira do Ano base da geração do informe.

 

Campo 3 - Rendimentos Tributáveis, Deduções e Imposto Retido na Fonte

3.PNG

  • Campo 03 - Subcampo 01 - Total dos Rendimentos (inclusive Férias): Somam-se os Rendimentos Tributáveis (guia Informe de Rendimentos, guia Valores Mensais) + Rendimentos Tributáveis (guia Informe de Rendimentos, guia Valores Férias) que tiveram pagamento no exercício. 

Importante: Consulte a Ficha Financeira do ano anterior e do ano seguinte, pois pode haver processamento de férias com pagamento no exercício.
Exemplo: Férias geradas com início no mês de Janeiro onde a data de pagamento é em dezembro, será somado ao informe de rendimentos considerando o exercício do pagamento.

  • Campo 03 - Subcampo 02 – Contribuição Previdenciária Oficial: Somam-se os valores apresentados na coluna Outras Deduções (guia Informe de Rendimentos, guia Valores Mensais) + Valores apresentados na coluna Outras Deduções (guia Informe de Rendimentos, guia Valores Férias).
  • Campo 03 - Subcampo 03 - Contribuição à Previdência Privada a ao Fundo de Aposentadoria Individual: Somam-se o total da coluna Previdência Privada (guia Informe de Rendimentos, guia Valores Mensais).
  • Campo 03 - Subcampo 04 - Pensão Alimentícia (informar o beneficiário no quadro 7): Valor acumulado na coluna Pensão Judicial(guia Informe de Rendimentos, guia Valores Mensais) + Pensão Judicial (guia Informe de Rendimentos, guia Valores Férias)
    Obs.: Para esse campo, não será considerado a Pensão referente ao cálculo da PLR, pois o valor da mesma já está sendo diluído do campo 05 subcampo 02 do Informe de Rendimentos. 
  • Campo 03 - Subcampo 05 - Imposto de Renda Retido: Somam-se os valores da coluna de Imp. de Renda (guia Informe de Rendimentos, guia Valores Mensais) + Imp. de Renda (guia Informe de Rendimentos, guia Valores Férias).

Campo 4 - Rendimentos Isentos e Não Tributáveis

4.PNG

  • Campo 04 - Subcampo 01 - Parcela Isenta dos Proventos de Aposentadoria, Reserva, Reforma e Pensão (65 anos ou mais)exceto a Parcela isenta do 13º(decimo terceiro) salário : Soma dos valores recebidos em cada mês do ano-calendário, relativos à parcela isenta dos proventos de aposentadoria, reserva remunerada, reforma e pensão pagos pela Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, para contribuintes com 65 anos ou mais (a partir do mês do aniversário, inclusive).
  • Campo 04 - Subcampo 02 - Parcela isenta do 13º Salário de aposentadoria, reserva remunerada, reforma e pensão (65 anos ou mais).: Soma dos valores recebidos referente a 13º Salário do ano-calendário, relativos à parcela isenta dos proventos de aposentadoria, reserva remunerada, reforma e pensão pagos pela Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, para contribuintes com 65 anos ou mais (a partir do mês do aniversário, inclusive).

Importante: No informe de rendimentos de funcionários não há campo para informação do valor

  • Campo 04 - Subcampo 03 - Diárias e Ajudas de Custo: Total das diárias destinadas ao pagamento de despesas de alimentação e pousada, por serviço eventual realizado em município diferente do da sede de trabalho, inclusive no exterior e ajudas de custo pagas em caso de remoção de um município para outro, relativas às despesas de transporte, frete e locomoção do beneficiário e seus familiares. Somam-se os valores acumulados na coluna Diárias e Aj. de Custo (guia Informe de Rendimentos, guia Valores Mensais).
  • Campo 04 -Subcampo 04, 05 e 06: O preenchimento desse subcampo corresponde ao layout de sócios e autônomos, consulte a rotina de informe de rendimentos de sócios e autônomos e verifique a fórmula cadastrada para identificação do valor. No informe de rendimentos de funcionários não há campo para informação do valor.
  • Campo 04 - Subcampo 07 - Indenizações por Rescisão de Contrato de Trabalho, PDV e Acidente de Trabalho: Os valores pagos a título de indenização por despedida ou rescisão de contrato de trabalho assalariado, inclusive a título de incentivo à adesão ao PDV (Programa de Desligamento Voluntário), e indenização por acidente de trabalho
    Somam-se os valores acumulados da coluna Aviso Prévio (guia Informe de Rendimentos, guia Valores Mensais). 
  • Campo 04 - SubCampo 08 - Juros de mora recebidos, devidos pelo atraso no pagamento de remuneração por exercício de emprego, cargo ou função: Somatório dos valores de juros de mora devidos pelo atraso no pagamento de remuneração por exercício de emprego, cargo ou função. No informe de rendimentos de funcionários não há campo para informação do valor.
  • Campo 04 - Subcampo 09 - Outros (Salário Família, Abono Pecuniário ou Outros): Demais rendimentos isentos, não compreendidos nos subcampos 01 a 08. Caso não exista nenhum valor de abono pecuniário, salário família e outros, o sistema realizará o cálculo correspondente à redução da contribuição previdenciária, da seguinte forma:

Somam-se o total da coluna “Outras Deduções” (guia Informe de Rendimentos, guia Valores Mensais) + total da coluna “Rend. Tributável” (guia Informe de Rendimentos, guia Valores Férias) =  X 

Somam-se o total da coluna “INSS” (guia Valores Mensais) + total da coluna “Rend. Tributável” (guia Informe de Rendimentos, guia Valores Férias) = Y
X – Y = Campo 04 subcampo 09.

 

Campo 5 - Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva (Rendimento Líquido)

5.PNG

  • Campo 05 - Subcampo 01 - Décimo Terceiro Salário: Na aba Informe de Rendimentos, guia Valores 13º Salário somam-se o valor líquido da coluna Rend. Tributável e deduzindo o valor das colunas de Imposto de Renda, Ded. Dependent., Pensão Judicial, INSS e Dedução MP 202.

Nos casos em que o valor das deduções é maior que o rendimento tributável, no informe de rendimentos o valor será zerado.

Para maiores informações sobre a demonstração do 13º salário no informe de rendimentos, acesse o artigo FP322-13º salário no informe de rendimentos

  • Campo 05 - Subcampo 02 - Imposto sobre a renda retido na fonte sobre 13º salário: Valor correspondente ao valor de IRRF descontado e acumulado na ficha financeira relativo ao 13° salário.
  • Campo 05 - Subcampo 03 - Outros: Valor acumulado na guia Informe de Rendimentos, Valores PLR. Será considerado o valor de Rendimento Tributável deduzido valor de IRRF e Pensão Judicial.

 Campo 6 - Rendimentos Recebidos Acumuladamente ART. 12

6.PNGO sistema não realiza o preenchimento desses dados. 

Campo 07 - Informações Complementares

7.PNG

  • Assistência Medica/ Assistência Odontológica: Devem constar as importâncias descontadas mensalmente do empregado para cobertura de despesas com hospitalização, assistência médica e dentária, deduzidas, se for o caso, as importâncias ressarcidas pela fonte pagadora. O valor correspondente à diferença entre o que foi pago diretamente pelo empregado e o reembolsado pelo empregador, caso a pessoa jurídica retenha o comprovante de despesas médicas. O valor reembolsado a esse título pelo empregado ao empregador, no caso de a empresa manter convênio e pagar diretamente ao prestador de serviço.
  • Pensão Alimentícia: Entram também neste campo os dados pessoais dos beneficiários de pensão alimentícia, em cumprimento de decisão judicial, e o valor correspondente a cada um dos beneficiários, ainda que o pagamento seja efetuado pelo total a só um dos beneficiários ou ao responsável, informando separadamente o valor referente ao décimo terceiro salário.

Para maiores informações sobre a demonstração da pensão alimentícia no informe de rendimentos, acesse o artigo FP909-Pensão alimentícia no campo informações auxiliares do informe de rendimentos:

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 1 de 3

Comentários