Sumário
Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)
Contexto: Este artigo orienta o usuário sobre os procedimentos para digitação de valores compensáveis no Resumo de Tributos, como valores retidos por Tomadores e valores a Compensar campo 06, assim como os cálculos efetuados no Resumo após a digitação da compensação.
Informações Adicionais: Não se aplica.
Resolução
1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Processamentos > Processamentos de Recibos Resumos > Resumo de Tributos > Guia Digitação de Valores Compensáveis.
2- Essa opção deve ser utilizada para que sejam digitados os valores de compensações referentes a Tomadores de Serviços e/ou compensações referentes a recolhimentos indevidos ou de valores de reembolso de competências anteriores.
3- No caso Empresas que trabalham com Divisões de RH, é apresentada uma linha para cada respectiva Divisão.
4- Na grade abaixo são apresentados os valores que compõe a GPS.
5- Para a digitação dos valores de compensação, é necessário dar um duplo clique na linha desejada e o programa abrirá a tela abaixo:
- Valor retido por Tomadores: Informe o valor correspondente a Retenção de 11% destacados na Nota fiscal de serviços prestados. É possível realizar a digitação neste campo somente para divisões de RH tipo Obra ou Empresa.
- Valor a compensar – Cpo 06 – Valor INSS: Nesse campo deve ser informado o valor de Compensações referente a recolhimentos indevidos ou de valores de reembolso de competências anteriores.
- Observação: Utilizado para informar qualquer tipo de observação relacionado aos valores digitados, essa informação é simplesmente para fins de consulta na própria tela
- Início e Final: Informe as datas de início e fim correspondente ao período em que se refere o valor de compensação. Essa data obrigatoriamente deve ser anterior à competência do resumo de tributos que está sendo processado. No caso de incorreção nessas datas será apresentado inconsistência ao validar o arquivo SEFIP.RE.
Obs.: Após gravar as informações acima, o programa permite a reimpressão do resumo de tributos. Mesmo não confirmando a impressão do resumo, os cálculos serão reprocessados.
- Botão Reembolso mês: mm/aaaa: poderão ser consultados todos os valores de reembolso gerados no resumo de tributos da competência anterior, para que os mesmos sejam compensados no resumo atual. Porém esta compensação não é feita de forma automática, devendo o usuário efetuar a digitação dos valores.
Exemplo de Digitação de Valores:
1- Valor retido por Tomadores, digitado R$ 80,00
2- Ao selecionar a opção de gravar é apresentada a mensagem abaixo:
3- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Processamentos > Relatório do Recibo > Folha de Pagamento
4- Ao emitir a Folha de Pagamento será demonstrado no Resumo GPS, Vlr Comp. Tomador
Exemplo: Valor a compensar – Cpo 06 – Valor INSS, digitado R$100,00
1- Selecionado Sim, é apresentado o Resumo de Tributos com o valor digitado - Dedução de pagamentos indevidos.
2- Ao emitir a Folha de Pagamento será demonstrado no campo Vlr. Compensável
Importante: Valores de Outras Entidades (Terceiros) não serão compensados
Comentários