Sumário
Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)
Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário sobre os procedimentos para controle de insalubridade, utilizando o evento (011) padrão do sistema. Cálculo insalubridade por percentual sobre salário mínimo, percentual sobre salário base e percentual sobre piso CBO.
Informações Adicionais: Não se aplica.
Resolução
1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Manutenção de Arquivos Funcionais > Cadastro de Funcionários > guia Salários e Indicadores
2- Informe qual o grau de Insalubridade que o funcionário pertence.
3- Selecione o grau do adicional respectivamente 40%, 20% ou 10% sobre o salário mínimo ou conforme determinação de Convenção Coletiva. O cálculo pode ser efetuado sobre o valor do salário base ou sobre o valor do piso da categoria por CBO (valor digitado no Cadastro de Sindicato dos empregados / Dissídio). O programa fará o cálculo automaticamente nos Recibos de Pagamento do funcionário através do evento (011).
Obs.: Lembrando que o Adicional de Insalubridade deve ser parametrizado no Cadastro de Funcionários > guia Salários e Indicadores, caso seja inserido em outros campos como Fixos Salariais podem causar divergências de valores no Recibo de Pagamento.
4- Acesse: Parâmetros Gerais > Tabelas Oficiais > Tabelas Trabalhista > Tabela de INSS e IRRF.
5- Verifique se o campo Base Adicional Insalubridade está preenchido corretamente.
6- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Cadastros > Cadastro de Sindicatos > guia Dissídio
7- Informe o CBO e o Piso Salarial.
8- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Processamentos > Processamento de recibos/resumos > Emissão de Recibos
9- Após parametrizar as informações acima, emita o Recibo Mensal do funcionário, onde é demonstrado o evento de Insalubridade.
Neste exemplo foi utilizado 20% sobre o salário mínimo vigente.
10- Acesse: Social > Folha de pagamento > Consultas > Consulta de Recibos
11- É possível verificar o cálculo feito para o evento de Insalubridade. Selecione com um duplo clique o evento de Insalubridade, e verifique o cálculo feito.
Comentários