Bem-vindo ao nosso Suporte

Faça sua pesquisa digitando palavras-chave abaixo ou veja a nossa base de conhecimento.

*Dica de Pesquisa: Para uma busca mais assertiva adicione a palavra/frase entre aspas ""
Exemplo: "evento S1200"

FP249-Parâmetros para Geração da Dirf

Seguir

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: Neste artigo contém as instruções sobre os cadastros e parametrizações do módulo Social (Funcionários, Sócios e Autônomos) que irão interferir no processamento do arquivo da DIRF.

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

Cadastro de Empresas

1- Acesse: Parâmetros Gerais > Cadastros > Cadastro de Empresas

2- Na guia Básicos, todas as informações devem ser preenchidas, principalmente a Personalidade da Empresa (Física ou Jurídica), Razão Social, CNPJ / CPF e sua Natureza Jurídica.

3- Na guia Trabalhista > Outras Informações é informado o Regime de Pagamento (Caixa ou Competência).

Para empresas com regime de pagamento Competência, os rendimentos tributáveis serão acumulados na ficha financeira de funcionários e sócios, conforme competência gerada, ou seja, os valores pagos no recibo mensal 10/2020, por exemplo,  serão demonstrados nos rendimentos tributáveis no item apuração 10/2020.
Caso a empresa utilize o regime de pagamento Caixa, os rendimentos tributáveis serão acumulados na ficha financeira de funcionários e sócios, conforme data de apuração, ou seja, os valores demonstrados no recibo mensal 10/2020 serão pagos na competência 11/2020 e demonstrados os rendimentos tributáveis na coluna de apuração 11/2020.

4- Na guia Contábil > Informações Gerais, as informações sobre o Representante Legal devem estar devidamente preenchidas, considerado o responsável perante o CNPJ da empresa.

5- Informe o Contador responsável pelas informações.

Parâmetros do Funcionário

Tabela de Eventos

1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Tabelas > Tabela de Eventos

2- Os cálculos da folha de pagamento são realizados de acordo com a parametrização dos eventos, cujo preenchimento é de responsabilidade do usuário do Sistema.

3- As opções selecionadas na Formação da Base de Cálculo irão influenciar diretamente na geração da DIRF.

- IRRF: Indica se o Evento será somado ou não para a Base de Cálculo do IR. Esse parâmetro irá definir se o evento é ou não um Rendimento Tributável.

- Informe de Rendimentos: Para eventos que devem ser considerados no Informe de Rendimentos deve ser indicado em qual coluna este valor será acumulado e impresso no Informe de Rendimentos. Qualquer informação incorreta neste campo irá gerar acúmulo indevido e pode implicar em informações incorretas no arquivo da DIRF.

- Evento de Férias: A opção Sim deve ser selecionada neste indicador, apenas para os eventos que realmente são rendimentos de Férias (ex. Evento 015).

- Evento de 13º salário: A opção Sim deve ser selecionada neste indicador, apenas para os eventos que realmente são rendimentos de 13º Salário (ex. Evento 135).

Tabela de Benefícios

1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Tabelas > Tabela de Benefícios

Nesta rotina são cadastradas as Operadoras de Saúde e Convênios Odontológicos que posteriormente devem ser vinculadas ao Cadastro dos Funcionários (que optarem pela utilização dos benefícios) para declaração na DIRF.

Cadastro de Dependentes

1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Manutenção de Arquivos Funcionais > Cadastro de Dependentes

2- Caso o funcionário possua dependentes, os mesmos devem estar cadastrados. Obrigatoriamente devem ser lançadas todas as informações referentes ao Dependente, principalmente se haverá dedução IR, ou seja, se esse dependente será considerado para dedução do cálculo do IR nos recibos.

3- Valores referentes à Assistência Médica e Assistência Odontológica do dependente devem ser informados.

4- Os valores referentes à Operadora de Saúde ou Plano Odontológico serão acumulados na ficha financeira do dependente conforme a emissão dos recibos mensais do funcionário.

Obs.: Caso os recibos processados venham a ser excluídos, os valores da ficha financeira dos Dependentes irão permanecer, cabendo ao usuário efetuar as devidas alterações.

15.PNG

Cadastro de Funcionários

1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Manutenção de Arquivos Funcionais > Cadastro de Funcionários

2- Na guia Documentos, o número do CPF é o principal item para a geração da DIRF. Sem o número do CPF não é possível gerar informações para o arquivo.

16.PNG

3- Na guia Benefícios, deve ser informada a Operadora de Saúde e/ou Plano Odontológico utilizado pelo funcionário.

17.PNG

Recibo de Quitação

1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Processamentos > Quitação > Recibo de Quitação

Os valores pagos em Quitação serão acumulados na ficha financeira, conforme a Data de Pagamento e não conforme a data do Desligamento

Neste exemplo, o funcionário foi desligado em 25/10/2020, com pagamento em 03/11/2020.

O acúmulo na ficha financeira será na competência do desligamento (10/2020), com apuração na competência do pagamento (11/2020).

1.PNG

Recibo de Férias

1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Processamentos > Férias > Recibo de Férias

Os valores pagos no recibo de férias também serão acumulados na ficha financeira de acordo com a Data de Pagamento, neste caso na competência 08/2020.

2.PNG

Participação de Lucros

1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Processamentos > Processamentos Recibos > Resumos > Participação de Lucros

2- Os Rendimentos pagos aos funcionários a título de Participação de Lucros, não devem ser pagos por meio da emissão de recibo de pagamento mensal. Caso o usuário do Sistema pague Participação de Lucros na Folha Mensal, será somado aos Rendimentos Mensais e será deduzido da base do IR do INSS, nesse caso o usuário estará recolhendo imposto de renda a menor.

3- Pela emissão da Participação de Lucros são utilizadas apenas as deduções (dependentes e pensão alimentícia). 

3.PNG

4- A participação de lucros será informada na DIRF conforme data de crédito. Visualizando a folha de participação de lucros é possível consultar a data de pagamento.

4.PNG

Emissão de Recibos Complementares

1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Processamentos > Folha Complementar

Os recibos de Folha de Pagamento Complementar seguem o mesmo critério dos recibos mensais. Serão acumulados na ficha financeira do funcionário, conforme regime de pagamento informado no Cadastro de Empresa (caixa ou competência), somados ao valor do mensal.

5.PNG

Atualização Ficha Financeira / Enc. de Mês

1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Processamentos > Processamentos de Recibos e Resumos > Atualização Ficha Financeira/Encerramento de Mês

Soma de Acumulados Mensal é obrigatória para todas as competências, pois por meio deste procedimento os valores serão acumulados na Ficha Financeira e utilizados para emissão do Informe de Rendimentos e DIRF. Para gerar o arquivo da DIRF não é preciso realizar o encerramento anual.

6.PNG

Manutenção da Ficha Financeira

1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Manutenção de Arquivos Funcionais > Manutenção Ficha Financeira

Ficha Financeira armazena as informações processadas nos recibos. Na aba Informe de Rendimentos serão acumulados valores inerentes ao IRRF, ou seja, todos os valores considerados para a geração da DIRF.

- Valores Mensais: Os valores mensais serão acumulados de acordo com os recibos de pagamento do mês.

Obs.: Para empresas cujo pagamento seja em regime de caixa, ou seja, pagamentos efetuados no 5º dia útil do mês subsequente, a composição do rendimento tributável será a Base de IRRF do mês anterior + o valor de adiantamento do mês atual. O valor de IRRF é a soma dos valores de IRRF descontado no recibo de adiantamento + o valor de IRRF descontado no recibo de pagamento Mensal.

7.PNG

- Valores de 13º salário: Os valores de 13º salário serão acumulados na ficha financeira na competência em que foram processados os Recibos de 2ª Parcela do 13º Salário.

8.PNG

- Valores Férias: Os valores referentes às Férias serão acumulados de acordo com o pagamento e não a competência que o recibo foi processado.

9.PNG

- Valores PLR: Os valores de PLR serão acumulados de acordo com o mês/ano de pagamento, ou seja, a data de crédito informado na rotina Participação de Lucros.

10.PNG

Parâmetros do Sócio

Tabela de Eventos:

1- Acesse: Social > Controle de Sócios > Tabelas > Tabela de Eventos

Os seguintes indicadores são responsáveis pelas informações na DIRF:

- IRRF: Indica se o evento será somado ou não para a base de cálculo do IRRF.

- Ficha Financeira: Este indicador é utilizado para a atualização mensal da Ficha Financeira. Qualquer informação incorreta neste campo poderá implicar em informações incorretas para a DIRF.

- Código da Receita: Este campo tem por finalidade permitir a digitação do Código da Receita a ser utilizada na impressão do DARF de recolhimento do IRRF e ainda para o acúmulo dos valores da ficha financeira. Por esta informação na ficha financeira, serão extraídos dados relacionados à DIRF.

Cadastro de Sócios

1- Acesse: Social > Controle de Sócios > Manutenção de Arquivos de Sócios > Cadastro de Sócios

2- Na guia Documentos, todas as informações devem estar devidamente preenchidas, principalmente o número do CPF do Sócio, pois sem esta informação não é possível gerar o arquivo da DIRF.

3- Na guia Indicadores de Pró-Labore será indicada a quantidade de Dependentes e também se serão utilizados para o cálculo do IRRF e informação de dedução na DIRF.

4- Na guia Fixos / Benefícios deve ser vinculada a Operadoras de Saúde que será declarada na DIRF.

Cadastro de Dependentes

1- Acesse: Social > Controle de Sócios > Manutenção de Arquivos de Sócios > Cadastro de Dependentes

2- Na guia Dependentes devem estar preenchidas as informações referentes ao dependente, como Nome, Relação de Dependência, Data de Nascimento, CPF, Valor da Assistência Médica e se haverá dedução de IR.

3- O valor referente ao Plano de Saúde do dependente será acumulado na aba Ficha Financeira, conforme o recibo de pró-labore for processado.

11.PNG

Ficha Financeira de Sócios

1- Acesse: Social > Controle de Sócios > Manutenção de Arquivos de Sócios > Manutenção da Ficha Financeira

Os valores processados nos recibos de pró-labore mês a mês serão acumulados na ficha financeira de sócios. É imprescindível que a ficha financeira esteja atualizada, por meio dela serão geradas as informações para geração do arquivo da DIRF.

12.PNG

Parâmetros do Autônomo

Cadastro de Autônomos

1- Acesse: Social > Controle de Autônomos > Manutenção de Arquivos de Autônomos > Cadastro de Autônomos

2- Na guia Documentos, o CPF é o principal item para a geração da DIRF. Sem o número do CPF não é possível gerar as informações do autônomo.

3- Na guia Indicadores, será considerada a informação sobre a quantidade de dependentes para o cálculo de IRRF e declaração na DIRF.

Consulta de RPAS

1- Acesse: Social > Controle de Autônomos > Manutenção de Arquivos de Autônomos > Consulta de RPAS

Para trabalhadores Autônomos o regime de pagamento não importa para apuração do IR e sim a data de pagamento que foi informada no momento da digitação da RPA.

Neste exemplo, para o cálculo do IR será considerado o mês 08/2020.

13.PNG

Ficha Financeira de Autônomos

1- Acesse: Social > Controle de Autônomos > Manutenção de Arquivos de Autônomos > Manutenção da Ficha Financeira

2- No Encerramento Mensal o Sistema irá acumular todos os dados informados na DIRF. Esse procedimento é obrigatório para todas as competências do exercício. A ficha financeira irá armazenar os valores apurados nos Recibos de Pagamento de Autônomos – RPA’s.

3- Existem algumas particularidades para acúmulo dos rendimentos na ficha financeira, aba Informe de Rendimentos:

Para autônomo Tipo 1 – Frete/Carreto Carg., será acumulado 10% do valor do serviço como rendimentos tributáveis e 90% como rendimento não tributáveis.

Para autônomo Tipo 4 – Frete/Carr. Pass., será acumulado 60% do valor do serviço como rendimento tributáveis e 40% como rendimento não tributáveis.

14.PNG

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 1 de 3

Comentários