Sumário
Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP).
Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário sobre os procedimentos para utilização do módulo Ativo Fixo, incluindo as parametrizações, depreciação dos grupos contábeis, baixa dos bens e liberação dos lançamentos contábeis
Informações Adicionais: Não se aplica
Resolução
Antes de iniciar a utilização deste módulo, é necessário que alguns cadastros sejam feitos e alguns parâmetros definidos, conforme constam a seguir:
Parâmetros do Sistema
É por meio desta rotina que devem ser especificados o conjunto de controles adotados para cada empresa, tais como: a utilização do Centro de Custo, a Máscara do Bem e o Local Físico. Portanto, este é o primeiro cadastro que deve ser realizado antes de qualquer outro procedimento no Ativo Fixo. Os parâmetros devem ser cadastrados por empresa. Para parametrizar siga os passos:
1- Acesse: Contábil > Ativo Fixo > Cadastros e Tabelas > Parâmetros do Sistema
2- Informe a empresa.
3- Preencha a máscara do bem e marque as opções conforme a necessidade.
Campos da rotina:
- Máscara do Bem: Este campo comporta até 20 posições alfanuméricas. Seu preenchimento é obrigatório para o cadastramento do bem, no campo Código do Bem, rotina de aquisições.
A máscara pode ser definida de acordo com a necessidade específica de cada empresa ou no padrão Prosoft: 99/99-9999 (recomendável), sendo que as duas primeiras posições indicam o ano de aquisição do bem, as duas seguintes, o mês, e as quatro últimas, o número sequencial de identificação do mesmo.
- Numeração do Agregado Automático: Esta opção terá influência sobre o campo agregado da guia aquisições da rotina Movimentações. Ao marcá-la, para cada novo agregado a ser cadastrado, um novo número, automaticamente, será atribuído ao mesmo. Se não for marcada, informe manualmente esta numeração sequencial.
- Utilizar Local Físico: Controla se o bem está relacionado a uma localização física ou não. Ao habilitá-la, o campo Local Físico da rotina de aquisições ficará disponível. Independente da opção deste parâmetro, os endereços podem ser cadastrados no programa Localização do Bem.
- Utilizar Centro de Custo: Controla se a empresa, neste módulo, utilizará ou não centro de custo. Quando desabilitada, o programa Centro de Custo não permitirá o cadastramento e apresentará a mensagem: “Esta empresa não usa C/Custo". Assim, o campo Centro de Custo da rotina de aquisições ficará indisponível.
Importante: A definição nesse padrão possibilita que o Mapa de Depreciações seja impresso em ordem ascendente de data de aquisição, quando marcada a opção Ordenar por Grupo Contábil, no momento da depreciação na rotina de Movimentações.
4- O centro de custo do Ativo Fixo possibilita o detalhamento da localização física dos bens da empresa, tais como: departamentos específicos, filiais, outros locais etc.
Para realizar o cadastro siga os passos:
Centro de Custo
5- Acesse: Contábil > Ativo Fixo > Cadastros e Tabelas > Centro de Custo
6- Informe a empresa.
7- Clique no botão Incluir (barra inferior).
8- Crie a máscara na guia propriedades e o Centro de Custo na guia correspondente.
Exemplo:
Grupo do Bem: Veículos
Bem: Caminhão
Centro de Custo "00001": Filial Zona Sul
9- Após a efetivação do cadastro, na guia aquisições da rotina Movimentações, no campo que permite o respectivo relacionamento, o Centro de Custo pode ser vinculado ao Bem e, então, possibilitará controles (por Centro de Custo), tais como: a ordenação no Mapa de Depreciação, a geração de lançamentos contábeis, assim como a emissão filtrada dos relatórios Relação de Bens e Relação de Lucros e Perdas.
Campos da rotina:
- Propriedade: Antes de iniciar o cadastro do Centro de Custo (caso a empresa opte por sua utilização) deverá definir as propriedades do Centro de Custo, que se resume na indicação da máscara a ser utilizada.
Por exemplo, ##### ; ##.### ; #.#### e assim por diante, de acordo com a necessidade da empresa, limitando-se a 5 caracteres(#).
- Centro de Custo: Por meio dessa guia serão criados os centros de custos:
- Código: Informe o código do Centro de Custo
- Denominação: Informe a nomenclatura do centro de custo
- Inclusão de Valores: Informe se o centro de custo será vinculado a um bem ou não (utilizado apenas para efeito de discriminação em relatório)
Obs.: Caso a empresa já possua Centros de Custos cadastrados na Contabilidade, pode ser efetuada a importação desses cadastros para o módulo Ativo Fixo, através do Menu Opções > Importação Contabilidade.
10- A rotina Localização do Bem, visa permitir que cada ativo fixo da empresa seja relacionado a um local ou endereço organizadamente. Para criar siga os passos:
Localização do Bem
11- Acesse: Contábil > Ativo Fixo > Cadastros e Tabelas > Localização do Bem
12- Informe a empresa .
13- Clique em Incluir (barra inferior).
14- Preencha os campos.
Exemplo:
Escritório, depósito, salas, prateleiras, armários, galpão, gavetas etc.
15- No cadastro de localização de bens devem ser informados: um código com quatro caracteres numéricos para cada local, a descrição desse local e o nível de risco.
16- A rotina Seguradoras, armazena os dados de uma ou mais seguradoras. Cada uma delas terá um código que pode ser vinculado a cada ativo fixo da empresa.
Seguradoras
17- Acesse: Contábil > Ativo Fixo > Cadastros e Tabelas > Seguradoras
18- Clique no botão Incluir e preencha os campos.
19- O cadastro de Seguradoras dispõe dos campos: logradouro, nome do logradouro, número, complemento, bairro, município, UF e CEP, telefone, fax, praça, CNPJ/CPF, CCM, inscrição municipal e os dados do corretor (nome, telefone e fax).
Obs.: Somente os campos Código, Nome e UF são obrigatórios.
20- A rotina Movimentação, realiza o cadastro auxiliar com a função principal de vincular dados entre as rotinas Tabela de Contas para Integração, Movimentações > Aquisições e Depreciações. A finalidade desse relacionamento é a de permitir a integração dos lançamentos de depreciação e de baixa para a contabilidade.
Abaixo, as rotinas em que o código de movimentação é necessário:
Movimentação
21- Acesse: Contábil > Ativo Fixo > Cadastros e Tabelas > Movimentação
22- Clique no botão Incluir.
- Tabela de Contas para Integração: Na guia lançamento, cada código de movimentação recebe um lançamento contábil diferente, objetivando a geração de lançamentos de depreciação.
- Cadastro do Bem: No campo Movimentação.
- Baixa: No botão Histórico, para que todos os valores de baixa possam gerar os lançamentos contábeis.
- Depreciação do Bem: No botão Histórico, para que todos os valores de depreciação possam gerar os lançamentos contábeis.
A rotina Cadastro de Movimentação é composta apenas por dois campos básicos:
- Código: Informe um código com até três caracteres para cada tipo de movimentação. Cada código corresponde a um tipo de situação do bem, tais como: depreciação, baixa, manutenção etc., pois cada uma pode receber um lançamento contábil diferente.
- Descrição: Deve ser informado um texto para especificar o nome da movimentação com até quarenta caracteres.
Importante: Os códigos cadastrados serão válidos para todas as empresas.
23- A tabela Contas para Integração, deve ser parametrizada antes de iniciar o cadastro de bens, pois é por meio dela que os respectivos códigos de grupos são definidos
Outra finalidade é o cadastramento dos lançamentos que podem ser integrados para a contabilidade com valores de depreciação e baixa.
Contas para Integração
24- Acesse: Contábil > Ativo Fixo > Cadastros e Tabelas > Contas para Integração
25- Informe o Plano de Contas.
26- Clique no botão Incluir e preencha os campos.
Quando a empresa trabalhar com o módulo Contábil, o código do grupo da guia Integração estará relacionado ao código de movimentação da guia Lançamentos (pré-definido no programa Cadastro de Movimentação) a fim de permitir que um único grupo possa ter várias situações de integração.
Devido a este relacionamento, a tela está dividida em duas guias:
- Integração: São registradas informações do código do grupo contábil e taxa anual para depreciação.
- Lançamentos: Ficam as informações dos lançamentos de integração.
Inicialmente, antes de realizar inclusões nas guias de Integração ou Lançamentos, o campo Plano de Contas deve ser informado por digitação ou consulta [F12], conforme o cadastro correspondente no módulo Contábil. O preenchimento é obrigatório, pois, para cada Plano, existe uma tabela.
Guia Integração
- Código: Informe o código do grupo no qual o bem será cadastrado. No modo Inclusão, ao acionar o atalho sobre o campo, a janela de consulta com todas as contas do plano é aberta. Localize e informe os acessos de imobilizado do grupo ativo. No modo Alteração/ Consulta, ao acionar sobre o referido campo, serão apresentados os grupos já cadastrados.
Importante: No programa Cadastro de Plano de Contas do módulo Contábil, a conta contábil do imobilizado deve estar com o indicador Sujeita a correção marcado como SIM. Caso contrário, ao informar o código, uma mensagem de alerta será apresentada, impedindo a gravação: Conta não sujeita a correção.
Caso não trabalhe com o módulo Contábil do Sistema, este campo não ficará disponível para consulta de plano de contas e o código a ser informado pode ser aleatório, não havendo nenhum tipo de consistência.
- Descrição: Informe o nome do grupo com até 30 posições. Quando for realizada a pesquisa por meio do plano, ao confirmar o código, automaticamente o campo título é preenchido com o mesmo nome da conta.
- Taxa anual de Depreciação: Informe a taxa para depreciação relativa a este grupo nos campos Normal.
Guia Lançamentos
- Código de Movimentação: Informe o código pré-cadastrado na rotina Código de Movimentações. O preenchimento é obrigatório. Ao acionar a tecla, no modo Inclusão, será apresentada a lista de pesquisa de todos os códigos de movimentação cadastrados. O modo Manutenção ou Consulta traz a lista de pesquisa de todos os lançamentos já cadastrados.
- Histórico: Permite digitar um texto ou consultar históricos padrões do módulo Contábil, caso existam cadastrados. Esse histórico será vinculado ao lançamento de depreciação ou baixa que for gerado para a contabilidade.
- Conta Débito/ Conta Crédito: O preenchimento deve ser efetuado de acordo com o plano de contas. Através dessas informações é que os lançamentos de depreciação e baixa serão gerados.
Após parametrizar as informações do Ativo Fixo, o usuário deverá iniciar a inclusão de dados nas rotinas, tais como o cadastro dos bens e processamento dos Mapas de Depreciação.
27- A rotina Movimentações, tem como função efetuar os controles principais de movimentações dos Ativos Fixos - Cadastramentos, Exclusões, Alterações, Emissão do Mapa de Depreciação e Baixas. Todo bem cadastrado pode se relacionar a um grupo contábil, tendo um código de movimentação (a fim de gerar os lançamentos de depreciações/ baixas) e um indicador de sua situação, isto é, se está ativo, baixado, totalmente depreciado etc.
Para facilitar o gerenciamento das informações, os processamentos principais contidos na rotina foram divididos, por meio de ícones localizados no menu vertical da janela: Aquisições e Depreciações. Abaixo do menu vertical estão destacados os principais atalhos (via teclado) relacionados à guia Aquisição: Exclusão, Alteração e Baixa.
Movimentações
Movimentações
1- Acesse: Contábil > Ativo Fixo > Processamentos > Movimentações
2- Informe a empresa e o Grupo Contábil
Guia Aquisições:
3- Informe o código da empresa, o campo Grupo Contábil pode ou não ser informado antes do acionamento da rotina da aba Aquisições. Se for informado e já existir o bem cadastrado, o ativo é apresentado na grade principal. Ao acessar a tela Aquisições para o cadastramento, na janela de Aquisições de Bens, este campo já virá preenchido. Caso contrário, nenhum bem será apresentado na grade principal e deve ser definido durante o cadastramento, a qual grupo estará relacionado.
4- O acionamento da guia Aquisições abre uma nova janela: Aquisições de Bens
Campos da rotina:
- Empresa: O código e o nome da empresa selecionada são apresentados apenas para informação.
- Código do Bem: Informe o código do bem, conforme máscara predefinida no programa Parâmetros do Sistema. Este campo comporta até 20 posições alfanuméricas. O preenchimento é obrigatório.
- Agregado: Se, nos Parâmetros do Sistema, o usuário optou pela numeração automática do agregado, a rotina pesquisa o número do último agregado cadastrado e traz na tela o próximo número a ser cadastrado. A numeração automática ocorrerá somente se o código do bem for o mesmo para cada agregado. O primeiro agregado é sempre (0000).
- Chapa: A rotina transporta o valor do campo Código para o campo Chapa, podendo ser alterado.
- Descrição: Informe o nome do bem com até 100 posições.
- Data de Aquisição: Informe a data de aquisição do bem. O conteúdo desse campo é transportado para o campo Data Contábil.
- Data Contábil: Essa data não deve ser inferior ao conteúdo do campo Data da Aquisição. Caso seja informada uma data válida, o conteúdo desse campo é transportado para o campo Data Início Depreciação.
- Data Inicio Depreciação: O conteúdo desse campo não deve ser inferior ao Data Contábil.
- Valor de Aquisição: informar o valor pelo qual o bem foi adquirido.
Importante: O sistema verifica se a Data de Início de Depreciação é a mesma do exercício configurado. Desta forma ao cadastrar um bem de forma retroativa, a Data de Aquisição, e Data Contábil podem ser anteriores ao exercício, no entanto a Data Início Depreciação deve estar de acordo com a efetiva movimentação do bem no sistema (depreciação).
Por Exemplo:
Data de Aquisição: 01/12/2017
Data Contábil: 01/12/2017
Data Início Depreciação: 01/01/2018
Obs.: E casos de cadastro retroativo em que o bem já tenha sido depreciado em outro sistema ou escritório pode ser utilizado o campo Percentual já depreciado.
- Valor Residual: Possui a finalidade de informar o percentual que já foi depreciado e, consequentemente, não será depreciado. Por exemplo, caso seja informado nesse campo (2%) para um determinado bem, o sistema irá depreciar o bem até que atinja 98% e não 100%.
Se sim: o sistema apresenta a seguinte mensagem: "Valor Residual deve ser inferior ao Valor da aquisição".
Se não: o sistema calcula o "Valor depreciável" e demonstra em seu respectivo campo.
- Valor Depreciável: Apresenta o valor resultante da fórmula Valor de Aquisição - Valor Residual.
- Quantidade: Ao informar a quantidade de bens adquiridos referente ao cadastro.
- Valor Unitário: Apresenta o valor resultante da fórmula Valor Depreciável ÷ Quantidade. Sendo um campo numérico, demonstrativo (não alterável), tipo moeda, com 11 caracteres e duas casas decimais.
- Fornecedores: Informe o CNPJ ou o CPF do fornecedor de acordo com o Cadastro de Terceiros. Nesse campo pode ser teclado F12 para acionar a pesquisa de todos os fornecedores cadastrados.
- Nota fiscal Número: Informe o número da nota fiscal, campo alfanumérico com 10 posições.
- Tipo do Bem: Com as opções Próprio, Leasing, Aluguel, Comodato e outros, sendo este de preenchimento obrigatório.
Importante: Ao cadastrar um novo bem com o Tipo definido como Leasing, os campos Percentual Depreciado e Valor a ser depreciado são apresentados para preenchimento.
- Percentual depreciado: Informe a quantidade de depreciação referente ao valor da instituição Financeira. Para mais orientações, verifique o contrato de leasing com a instituição financeira e a Lei 6099-74, pois os percentuais poderão ser variáveis, dependendo do que foi acordado em contrato.
- Valor a ser depreciado: A rotina calcula automaticamente, o valor do item que ainda poderá ser depreciado, com base nos dados informados anteriormente (Tipo do bem Leasing e Percentual Depreciado).
- Percentual já depreciado: Informe o percentual correspondente ao saldo já depreciado por outro escritório, com isso o programa faz a depreciação apenas do percentual restante do ativo cadastrado.
Importante: Quando inserir valor no campo Valor Residual, o campo Percentual já depreciado fica indisponível para preenchimento.
- Seguradora: Preencha conforme Cadastro de Locadores. Nesse campo pode ser teclado o botão F12 para acionar a pesquisa de todas as seguradoras cadastradas. Os seguintes campos estão relacionados, mas não são obrigatórios, e podem ser preenchidos para emissão de relatórios: Apólice, Vencimento, Valor Segurado e Valor do Seguro.
- Responsável: Se relacionado conforme o Cadastro de Responsáveis que adquiriu o bem, o Termo de Declaração de Responsabilidade pode ser listado.
Após o preenchimento e a gravação dos campos que estão descritos abaixo, o cadastro será apresentado na grade da janela principal (desde que o campo Grupo Contábil relacionado a este bem esteja informado devidamente).
- Grupo Contábil: Preencha conforme cadastro definido por meio do programa Tabela de Contas. Nesse campo, pode ser teclado F12 para acionar a pesquisa de todas as contas de integração cadastradas. Caso não seja possível abrir o cadastro (ou o mesmo não existir), o campo ficará desabilitado.
- Centro de Custo: Preencha de acordo com o Cadastro de Centro de Custo. Nesse campo pode ser teclado o botão F12 para acionar a pesquisa de todos os centros de custos cadastrados. Caso não seja possível abrir o cadastro (ou o mesmo não existir), o campo ficará desabilitado.
- Local Físico: Preencha de acordo com o Cadastro de Localização de Bens. Nesse campo pode ser teclado o botão F12 para acionar a pesquisa de todos os locais físicos cadastrados. Este campo ficará desabilitado se, na definição dos parâmetros do sistema, o usuário opte por não utilizar local físico ou se não for possível abrir o arquivo do cadastro.
- Movimentação: Informe o código cadastrado no programa Cadastro de Movimentações e vinculado ao programa Tabela de Contas para Integração. A utilização deste campo serve para que a depreciação seja efetuada conforme a movimentação de cada bem.
- Taxa anual de depreciação: Se referenciada uma conta de integração, a rotina trará automaticamente os valores definidos no programa Tabela de Contas de Integração.
- Taxa Mensal de Depreciação: O sistema apresenta a taxa automaticamente, de acordo com a taxa anual informada.
- Situação do Bem: as opções disponíveis são: Ativo, Baixado, Depreciação Suspensa, Conserto, Manutenção, Desativado, Extraviado, Totalmente Depreciado e Mantido para Venda.
- Depreciação Acumulada: Campo de consulta. Busca o dado da Ficha Financeira.
- Taxa Acumulada: Campo de consulta. Busca o dado da Ficha Financeira.
Alteração, Exclusão e Consulta:
- Alteração - Sobre a grade principal selecione o bem e acione a tecla F10 para que a tela de alteração seja aberta. Todos os campos ficam disponíveis, exceto: Código do Bem, Agregado, Grupo Contábil, Depreciação Acumulada e Taxa Acumulada.
- Consulta - Para consultar o bem, dê duplo clique sobre ele na grade principal. Esta tela está subdividida conforme o menu vertical em: Dados Cadastrais, Movimentações, Depreciações e Lançamentos Contábeis.
- Exclusão - Na grade principal, selecione o bem com um clique do mouse e acione a tecla Del. Uma mensagem pedindo a confirmação será apresentada. Se confirmada a exclusão, o registro é removido definitivamente.
- Baixa - Para realizar a baixa, acione o atalho F11 no teclado, sobre o ativo a ser baixado, na grade principal da rotina, e a janela de baixa é aberta.
Campos da rotina:
- Data da Baixa: Informe a data da baixa dos bens.
- Quantidade a Baixar: É carregado automaticamente com a quantidade informada no cadastro do bem. Pode ser alterado quando a quantidade for superior a 1, permitindo alteração para números iguais ou inferiores à quantidade disponível.
- Valor da Baixa: Temos as seguintes situações:
Quando o bem está com situação Ativo e o campo Quantidade a baixar for igual ao campo Quantidade disponível é apresentado o valor resultante da fórmula: Valor depreciável - Depreciação acumulada + Valor residual.
Quando o bem estiver com situação Ativo e o campo Quantidade a baixar for inferior ao campo Quantidade disponível, é apresentado o valor resultante da fórmula: {[(Valor depreciável - Depreciação acumulada + Valor residual) ÷ Quantidade disponível] x Quantidade a baixar}.
Quando o bem estiver com situação Totalmente depreciado ou Mantido para venda e o campo Quantidade a baixar for inferior ao campo Quantidade disponível, é apresentado o valor resultante da fórmula: [(Valor Residual ÷ Quantidade disponível) x Quantidade a baixar].
Quando inserido um valor neste campo é apresentado um campo Ganho/Perda.
- Ganho/Perda: Corresponde à diferença entre o Valor da Baixa sugerido e o Valor da Baixa digitado". Temos as seguintes situações:
Quando o bem está “Ativo” e a quantidade a baixar é igual ao campo Quantidade disponível é carregado o valor da diferença entre o resultado da fórmula: (Valor depreciável - Depreciação acumulada + Valor residual) e o valor digitado no campo Valor da Baixa.
Quando o bem estiver com situação Ativo e o campo Quantidade a baixar for inferior ao campo Quantidade disponível, carregado o valor da diferença entre o resultado da fórmula {[(Valor depreciável - Depreciação acumulada + Valor residual) ÷ Quantidade disponível] x Quantidade a baixar} e o valor digitado no campo Valor da Baixa.
Quando o bem estiver com situação Totalmente depreciado ou Mantido para venda e o campo Quantidade a baixar for igual ao campo Quantidade disponível, deve ser carregado o valor da diferença entre o Valor Residual do ativo e o valor digitado no campo Valor da Baixa.
Quando o bem estiver com situação Totalmente depreciado ou Mantido para venda e o campo Quantidade a baixar for inferior ao campo Quantidade disponível, carregado o valor da diferença entre o resultado da fórmula [(Valor Residual ÷ Quantidade disponível) x Quantidade a baixar] e o valor digitado no campo Valor da Baixa.
- Gerar lançamentos da Baixa: Ao marcar esta opção o sistema irá integrar para as contas parametrizadas na rotina Contas para Integração (Contábil/ Ativo Fixo/ Cadastros e Tabelas). Caso não tenha as contas informadas nesta rotina, o sistema verifica se existem contas contábeis informadas na Tabela de Contas (Contábil/ Contabilidade/ Encerramento/ Tabelas).
- Data dos Lançamentos: Esta será a data de escrituração do lançamento contábil.
Após informar os dados da baixa, clique no botão gravar, a mensagem de confirmação será apresentada.
Importante: Quando a quantidade a baixar for igual à quantidade disponível, ou seja, a quantidade total de bens informada no cadastro for baixada, a situação do bem é alterada para “Baixado”.
E quando a quantidade a baixar for inferior à quantidade disponível, ou seja, ainda possua bens ativos, a situação do bem permanece conforme o cadastro.
Cancelamento da Baixa
1- Se for processada a baixa e detectar-se que o bem não deveria ser baixado, dê um duplo clique sobre o bem na tela principal.
2- Em seguida é aberta uma outra tela de consulta, com todas as informações do bem selecionado.
3- Clique na guia Baixas.
4- Selecione a baixa realizada indevidamente .
5- Tecle DEL ou Delete e confirme.
Importante: Nesse momento, o programa irá verificar se existe algum lançamento de baixa para esse bem. Se já existir e ainda não foi integrado para a contabilidade, o registro é simplesmente removido. Porém, se essa integração já foi efetuada, será necessário executar a rotina Liberação de Lançamentos Contábeis e excluir os registros da contabilidade.
Se o bem já estiver baixado e se tentar baixá-lo novamente acessando, uma mensagem de alerta é emitida: Bem já foi baixado.
Depreciações
6- Na rotina Depreciações, é calculada a depreciação dos bens cadastrados, de acordo com o período e a taxa que foram definidos, gerando o mapa e os lançamentos a serem contabilizados, se o parâmetro for acionado.
A data de início da depreciação do bem é livre, mas o sistema considera as depreciações a partir de 1996 e não permite entrar na rotina de depreciação se o estiver apontado para exercício inferior a este. Os valores adquiridos antes de 1996 deverão ser cadastrados com os seus valores já depreciados e corrigidos.
7- Preencha os campos a seguir:
Campos da rotina:
- Modelo: Há dois modelos, sendo que a diferença está na disposição dos campos. O cálculo é o mesmo.
- Ordenar por: Disponibiliza duas opções: Centro de Custo ou Grupo Contábil e ordenará o mapa de depreciação conforme a opção selecionada.
- Período: Informe o mês inicial e o mês final da depreciação.
- Grupo Contábil: Pode ser informado ou não, conforme a tabela de contas. Se não for preenchido, todas as contas serão processadas no mapa de depreciação. Caso contrário, somente o grupo informado será processado.
- Centro de Custo: Pode ser informado ou não, conforme o cadastro de Centro de Custo. Se não for preenchido, todos os centros de custos serão processados no mapa de depreciação. Caso contrário, somente o que for informado será processado.
- Data de Emissão: Assim que for informado o período de depreciação, esse campo será preenchido automaticamente com a data de encerramento.
- Termo para Impressão: Informe Folha ou Página.
- Numerar Folhas a partir de: Informe o número da folha inicial. Se for deixado em branco, o programa assume 00001como Folha inicial.
- Numerar Página a partir de: Informe o número da página inicial. Se for deixado em branco, o programa assume 00001como Página inicial.
- Data dos Lançamentos: Assim que for informado o período de depreciação, esse campo será preenchido automaticamente com o último dia do mês, não sendo possível alteração.
- Imprimir um grupo por folha: Dependendo da opção informada no campo Ordenar por, o nome e a função deste parâmetro são alterados. Quando a ordem for por grupo contábil, o parâmetro ficará Imprimir um Grupo por Folha e, quando for por centro de custo, ficará como Imprimir um Centro de Custo por Folha.
- Gravar valores da Depreciação: Este parâmetro tem a função de gerar os lançamentos contábeis, conforme o código de movimentação do grupo contábil existente na rotina Tabela de Contas para Integração do Ativo Fixo.
Para a geração, além de selecionar esta opção, o botão Histórico deve ser acionado para que um código de movimentação seja relacionado a todos os valores de depreciação a serem integrados com a Contabilidade.
O campo Texto do Histórico não será considerado para o lançamento, mas gravado no arquivo ATFHISTBeeee.BTR, cujo conteúdo é consultado acionando duplo clique na grade principal, na opção Movimentações do menu de consulta.
Quando o Mapa de Depreciação é processado, seja em tela ou por visualização, além dos lançamentos gerados e apresentados na listagem Lançamentos Gerados após o Cálculo da Depreciação, os valores calculados serão gravados e apresentados na rotina Ficha Financeira do Bem.
- Imprimir somente resumo: Imprime somente a listagem Lançamentos gerados após o cálculo da Depreciação com os valores dos lançamentos de depreciação gerados.
- Mostrar valores na tela: Ao clicar, os valores calculados são montados numa grade e, a partir dela, é possível gerá-los na planilha Excel, inclusive com as totalizações. Se a opção Mostrar valores na tela estiver clicada, o botão Processar será habilitado.
- Imprimir bens sem valores de depreciação: Habilitando essa opção, serão impressos no mapa de depreciação bens mesmo que não tenham valores de depreciação.
- Considerar bens baixados no período: Ao deixar o campo habilitado, o programa irá calcular a depreciação para os bens que estiverem sendo baixados no período informado para emissão do mapa. Quando o campo não estiver habilitado, o programa não irá calcular a depreciação para os bens que estiverem sendo baixados no intervalo (período do mapa depreciação) da emissão do mapa.
- Código de movimentação conforme cadastro: Essa opção tem a finalidade de reconhecer o Código de Movimentação vinculado a cada bem no respectivo campo da rotina Aquisição de Bens e de gerar o lançamento contábil definido para esse código, na rotina Tabela de Contas para Integração. Para que os lançamentos contábeis sejam gerados conforme cada código, além de marcar o parâmetro supracitado, o campo Gravar valores de Depreciação também deve estar marcado. Consequentemente, o botão Histórico fica desabilitado, por não haver necessidade de informá-lo.
- Imprimir valores para bens totalmente depreciados: Ao habilitar essa opção, serão impressos no mapa de depreciação o valor corrigido e o valor da escrituração para os bens que estão totalmente depreciados.
- Arredondar valores de depreciação: Essa opção só fica habilitada ao selecionar o período de depreciação trimestral, pois o arredondamento das casas decimais, das dízimas periódicas sempre irão ocorrer nos trimestres para que no final do exercício a mesma atinja 100%.
Após definição dos parâmetros para geração do Mapa de Depreciação, acione o botão de visualização, para consulta dos valores no mapa.
8- Ao visualizar/processar o relatório de depreciação o valor base para o cálculo da depreciação é apresentado no campo Valor depreciável. Neste é verificado se dentre os bens incluídos no processamento existem bens para os quais já foi realizada alguma baixa (Integral ou Parcial) no período informado. Se forem encontrados e a opção Considerar bens baixados no período estiver desabilitada os dados base para a depreciação serão os atualizados após a baixa do bem no período (quantidade, depreciação acumulada, e saldo a depreciar). Mas quando a opção Considerar bens baixados no período estiver habilitada, os dados base para a depreciação e registro desta na ficha financeira, são os anteriores à baixa registrada no período.
Importante: Quando o Tipo do bem é Aluguel, Comodato e/ou Outros e a Situação do bem é "Mantido para Venda", não são considerados para o cálculo da depreciação.
9- Caso utilize a integração desses valores para a contabilidade, os lançamentos gerados a partir do processamento do mapa são apresentados do relatório.
10- Os lançamentos gerados após o cálculo da Depreciação devem ser liberados para a Contabilidade através da rotina Liberação de lançamentos Contábeis.
11- Acesse: Contábil > Ativo Fixo > Rotinas Auxiliares > Liberação de Lançamentos Contábeis
12- Informe a empresa.
13- Selecione o Tipo.
14- Clique no botão Processar.
15- Clique no botão Liberar para que sejam integrados com a contabilidade (verifique se o diretório de movimento da Contabilidade está correto).
16- Para que os lançamentos sejam apresentados na grade principal da tela, devem ser informados na rotina a empresa e o diretório para a liberação.
Em seguida, conforme o parâmetro Tipo (depreciação ou baixa), ao processar, os respectivos lançamentos existentes ficam disponíveis para liberação (se ainda não foram), ou para consulta (se já foram liberados).
Comentários