Sumário
Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)
Contexto: Este artigo orienta o usuário sobre os parâmetros necessários para a geração do Livro de Inventário.
Informações Adicionais: Não se aplica.
Resolução
Acesse: Parâmetros Gerais > Cadastros > Cadastro de Empresas
2- Na guia Fiscal, sub guia Federal, selecione os itens a serem calculados pelo inventário no campo Integração RCPE
3- Acesse: Fiscal > Cadastros > Produtos por empresa
4- No cadastro de produto deve-se informar os seguintes campos:
- Código do Produto na Empresa
- Descrição do Produto
- Grupo de Produtos
- Unidade de Medida
- N.C.M.
- ICMS Alíquota
- % Redução Base
5- Acesse: Fiscal > Documentos Entradas e Saídas > Escrituração
6- Na escrituração deverá ter itens de mercadoria tanto para as notas de entrada como as notas de saídas
7- Acesse: Fiscal > Livro de Inventário > Livro de Inventário
8- A planilha de contagem tem por objetivo EMITIR relatório de todas as mercadorias cadastradas da empresa para fins de contagem do inventário
9- Por meio da opção Geração Automática o sistema irá gerar a movimentação de inventário a partir dos produtos da empresa que conter saldo positivo. A verificação do saldo positivo poderá ser por meio das rotinas RCPE e/ou Cadastro de Produtos
- Gerar conforme Movimento: Somente os produtos com saldo positivo estarão presentes nesta geração
- Copiar Inventário Anterior: Gerará a movimentação de inventário com os mesmos dados do ano anterior registrado no sistema
- Gerar com Zeros p/ Digitação: Somente os produtos com saldo positivo estarão presentes nesta geração. No entanto não apresentará saldo de quantidade e valores
- Período do Movimento: Informar período Inicial e Final que abrange a movimentação do inventário
- Data do Inventário: Data da apuração do inventário
- Grupos de Produtos: Poderá selecionar intervalo de grupo de produtos para apenas gerar automaticamente o inventário de determinados produtos
10- Por meio da guia Digitação/Manutenção, é possível cadastrar, alterar, consultar os livros de inventários criados e/ou importados
- Data do Inventário: Informe a data do inventário com isto auto preencherá os campos Período do Movimento Mês/Ano Inicial e Final
- Grupo do Produto: Quando acionado este campo apresentará somente os produtos vinculados ao grupo adicionado
- Consultar: Ao clicar em consultar apresentará todos os produtos cadastrados com grupo de produto informado ou apresentará todos os produtos cadastrados
Observação: Quando já existir um livro inventário processado no sistema com o campo "motivo inventário" preenchido, o sistema não irá permitir fazer a alteração do campo.
O sistema só permite alterar o motivo, desde que não exista outro inventário para o mesmo período, e a data que o sistema considera para identificar se existe um inventário para o período é a data do inventário, não o período inicial e final. Se na base já existir um inventário com a mesma data de inventário, mesmo que o período seja diferente, não será permitido alterar. No SPED Fiscal também é utilizada somente uma data, não existe período inicial e final, no próprio validador, também aceita mais de um inventário com a mesma data, só que com motivos diferentes e se coloca a mesma data não pode ter o mesmo motivo.
11- Para alterar algum produto, clique no produto que deseja alterar e com isto abrirá uma nova janela. Somente os campos em amarelo, não poderão ser alterados por meio da rotina de inventário, pois para alterar estes campos deve alterar o cadastro de produtos por empresa
Deletar Movimento X Deletar Item de Inventário:
12- Para deletar o produto basta selecionar o produto que deseja deletar e pressionar a tecla Delete e para deletar todo movimento deverá clicar no botão Remover na barra de ferramentas
13- Emissão de relatórios de inventário e modelo de autorização do inventário
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