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Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)
Contexto: Este artigo possui as instruções sobre os procedimentos para a geração do evento S-1250 (Aquisição de Produção Rural).
Informações Adicionais: Não se aplica.
O evento S-1250 será utilizado para prestar informações relativas à aquisição de produção rural de origem animal ou vegetal, decorrente de responsabilidade tributária por substituição a que se submete, em decorrência da lei, a pessoa física (o intermediário), a empresa adquirente, consumidora ou consignatária, ou a cooperativa.
Quem deve enviar o evento S-1250:
Informações adicionais:
Os dados necessários para compor o arquivo XML do evento S-1250 serão extraídos do Cadastro da Empresa e da Digitação de Produção Rural:
1- Informações para geração do arquivo
Cadastro de Empresas
Acesse: Parâmetros Gerais > Cadastro de Empresas
Trabalhista
Clique nas abas eSocial > Informações Gerais:
Clique nas abas eSocial > Classificação Tributária:
Produção Rural
Acesse: Parâmetros Gerais > SPED eSocial > Produção Rural > Aquisição de Produtor Rural:
2- Processo de Geração do evento
Geração do evento S-1250 – Aquisição de Produção Rural
Acesse Parâmetros Gerais > SPED eSocial > Gerenciador
Em Processamentos, clique em Produtor Rural
Para concluir a geração, após o preenchimento dos parâmetros e seleção da (s) empresa(s) e do evento S-1250, basta clicar no botão Gerar e confirmar a transmissão do evento.
Ao acessar a rotina, após informar os parâmetros:
Ambiente:
Apuração:
Competência:
Empresa:
Clicando no botão Atualizar serão exibidas as seguintes informações:
Nos casos em que o evento S1250 foi gerado por outro Software, será necessário incluir a informação manualmente para o fechamento.
As informações do "Fechamento" são apuradas automaticamente à medida em que os eventos periódicos são gerados. Porém, se necessário, também podem ser informadas manualmente.
Para a geração do evento S-1299-Fechamento dos Eventos Periódico com informações manuais, clique no botão Alterar, neste momento será exibida a tela para que seja informada a situação dos eventos periódicos no período de apuração.
Caso opte pelo preenchimento manual, deverá informar se possui ou não informações relativas ao grupo de eventos periódicos S-1200 a S-1280. Considerar as informações de todos os estabelecimentos (Matriz e filiais).
Para esses casos, no campo Situação - Eventos Periódicos será exibida a informação: Informações inseridas manualmente.
Após a geração, será possível acompanhar os status de envio para SERPRO e de retorno, por meio do Painel de Monitoramento.
Importante: Não será permitida uma nova geração do evento S-1250-Aquisição de Produção Rural, caso o último evento transmitido esteja com o status:
3- Alteração e Retificação do evento S-1250
Havendo inclusão e/ou alteração das informações/valores relativos à Digitação de Produção Rural, visto que o evento S-1250 da competência em questão já tenha sido gerado, o campo “Situação” da tela de geração do evento será atualizado passando a exibir o indicativo Com Inconsistências. Quando isso ocorrer, deverá ser realizada uma nova geração do evento S-1250 para que haja sincronia das informações constantes no sistema Prosoft e com a base de dados do eSocial.
Nota: Se o último evento S-1250-Aquisição de Produção Rural gerado/transmitido na competência estiver com status "09-Aceito pela SERPRO", e o evento for gerado novamente, este será gerado como arquivo de retificação;
4- Exclusão do evento S-1250
Na situação em que o evento S-1250 da competência foi enviado indevidamente e aceito pela SERPRO é possível gerar a exclusão deste evento através do Painel de Monitoramento, acessando o detalhe do evento S-1250 que se deseja excluir e acionando o botão “Gerar evento de Exclusão (S-3000)”:
Após a geração do evento, será gerado o evento S-3000-Exclusão de eventos com as informações correspondentes ao evento que se deseja excluir.